Projeto discute comunicação pública voltada à amamentação

Proposta é aprimorar a comunicação sobre aleitamento materno em hospitais e postos de saúde; grupo promoverá evento no dia 11 de maio

26/04/2017 09h36 - Atualizado em 27/04/2017 às 16h59
Arte de divulgação

Arte de divulgação

Bruno Presado – estudante de Jornalismo

Após o nascimento, o aleitamento materno constrói um vínculo importante - e natural - entre a mãe e o filho. Não apenas na relação sentimental, ou afetiva, mas também no aspecto da saúde, pois o leite materno contribui na imunidade inicial atendendo às necessidades de nutrientes e sais minerais no período de desenvolvimento da criança.

Em Alagoas, a taxa de mortalidade infantil é a segunda maior do Brasil, o que preocupa a comunidade acadêmica. Por isso, o projeto Comunicação pública para a saúde: promovendo ações para conscientização e divulgação dos benefícios da amamentação reúne propostas para melhorar a informação em hospitais públicos e, a partir disso, discutir o assunto para aumentar a aceitação das gestantes sobre o aleitamento materno como um hábito saudável podendo, inclusive, contribuir para melhorar esse índice.

O projeto de extensão, que também faz parte dos grupos de pesquisa Giemi e Corps, é liderado pela professora de Relações Públicas, Manuela Callou, junto a cinco alunos de comunicação. A iniciativa atende aos critérios do Programa Círculos Comunitários de Atividades Extensionistas (Proccaext) da Proex. Desde julho do ano passado, o projeto fortalece a interação com comunidades próximas à Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em ações específicas, como entrevistas com gestantes, representantes e servidores do Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes (HUPAA). Sobre a proposta, a intenção é aprimorar a comunicação pública relacionada à amamentação, para torná-la eficiente a qualquer nível de instrução.

Ações do projeto em maio

Na semana das mães, em maio, o projeto promove o evento Vamos conversar sobre amamentação? nos corredores do HU. O encontro terá palestras com especialistas, dinâmicas lúdicas em grupo e, além disso, irá sortear duas premiações para acolher as gestantes e mães de recém-nascidos. Isso contribuirá à pesquisa apresentar um panorama sobre a situação no Estado. A ação acontece no dia 11 de maio, na sala de aula de radiografia, do Hospital Universitário, às 8h30.

O evento trará uma abordagem diferente para as pacientes que também podem participar com depoimentos e questionamentos sobre o aleitamento materno. A partir disso, com a colaboração dos médicos e servidores do HUPAA, a equipe está empenhada para incentivar a busca por informação e, ressalta, que o evento é parte integrante da Semana Mundial da Amamentação, comemorada em agosto.

Para mais informações, acesse a página do evento no Facebook.