Pinacoteca da Ufal apresenta mostra inédita da mineira Eugênia França

A exposição traz reflexão e crítica ao elitismo e seu consumismo exacerbado

03/04/2017 16h54 - Atualizado em 04/04/2017 às 11h06
context/imageCaption

Eugênia França

Simoneide Araujo com Ascom Pinacoteca

Nesta terça-feira (4), a Pinacoteca da Universidade Federal de Alagoas apresenta a nova exposição “Do lado de cá, do lado de lá”, da mineira Eugênia França. A abertura oficial será às 20h, com entrada gratuita. A visitação da mostra começa no dia 5 de abril e vai até 19 de maio.

A artista plástica traz uma reflexão sobre a relação ingênua da criança com o objeto, que resulta em afeto desinteressado. “São meninas de periferia, que apesar de fazerem parte da realidade do nosso País, causam estranhamento ao serem representadas com suas bonecas decrépitas. Isso uma sociedade onde as interações humanas são baseadas no poder econômico”, destacou.

Eugênia usa lonas velhas de caminhão como suporte para eternizar vestígios, rastros e histórias que compõem suas telas. Com seu trabalho, ela faz crítica ao elitismo e seu consumismo exacerbado, inclusive em seu método de produção, dando espaço para a reutilização da matéria.

É por meio de suas criações que Eugenia pretende demonstrar como o capitalismo é perverso ao excluir não apenas objetos considerados obsoletos, mas também seres humanos que não participam da lógica consumista. “A exposição propõe levantar uma discussão acerca do lugar que nós ocupamos na sociedade capitalista em que vivemos”, disse.

E completa: “As relações que estabelecemos com as pessoas e com os objetos apontam para a perpetuação do instituído, uma vez que nós somos repetidores de um sistema que geralmente não questionamos, o que reflete nas escolhas, nos papéis desempenhados e no lugar que ocupamos na sociedade”.

A artista

Eugenia França vive e trabalha em Contagem, Minas Gerais é graduada em Serviço Social pela PUC, especialista em terapia sistêmica pela Holon Espaço Dinâmico e Bacharel em Artes Plásticas pela UEMG. Participou de várias mostras coletivas em Belo Horizonte (MG), mas “Do lado de cá, do lado de lá.” é sua primeira individual e a Pinacoteca Universitária o primeiro museu de arte do circuito que a exposição fará no decorrer do ano. Os próximos museus serão nos estados do Maranhão e Santa Catarina.

SERVIÇO

Exposição: Do lado de cá, do lado de lá.
Local: Pinacoteca Universitária - Praça Visconde de Sinimbu, 206, 1o piso, Centro
Abertura: 4 de abril de 2017, às 20h
Visitação: 5 de abril até 19 de maio (segunda a sexta, das 8h30 às 18h).
Visitas em grupo agendadas pelo telefone (82) 3214 1545 ou pelo e-mail pinaufal@gmail.com.

Entrada gratuita