Grupo de Extensão promove caminhadas para comunidade universitária no Campus A.C. Simões

Iniciativa é de professores e alunos dos cursos de Educação Física, Ciências Biológicas e Nutrição

04/04/2017 08h00 - Atualizado em 05/04/2017 às 12h07
Alunos se alongam antes da caminha em frente ao CIC

Janaina Alves - relações públicas

Ter um tempo para se exercitar em meio aos compromissos do dia a dia nem sempre é possível. Pensando nisso, professores e alunos dos cursos de Educação Física, Ciências Biológicas e Nutrição desenvolveram o projeto de extensão Ciclos Vitais, que consiste em oferecer à comunidade universitária caminhadas, avaliação física e nutricional.

De acordo com a professora Ana Rosa, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), o que ensejou a criação do projeto foram as queixas dos colegas e alunos que não encontravam tempo para a prática de exercício ou de esporte. "O projeto também é uma oportunidade de além de cuidar da saúde, promover a interação entre as pessoas aqui na Ufal", disse.

A proposta é trazer para dentro do campus um momento para cuidar do corpo e da mente, com a prática de um exercício simples e que ao mesmo tempo traz inúmeros benefícios para a saúde. Também participam do projeto o Centro de Educação (Cedu), representado pela professora Socorro Dantas, do curso de Educação Física; e a Faculdade de Nutrição (Fanut), com o professor Ciro Rego Júnior.

O projeto vai além da prática do exercício, propondo a coleta e análise de dados dos participantes para uma posterior avaliação dos benefícios alcançados. Amostras de colesterol e perfil lipidêmico serão colhidos e analisados pela professora Priscila Guimarães, do ICBS e conta com a parceria da Coordenação de Qualidade de Vida no Trabalho (CQVT), ligada à Progep.

O propósito do grupo é transformar o projeto num programa de promoção à saúde da instituição que aconteça de forma perene e possa atender mais pessoas. "Nós gostaríamos que daqui saísse também um grupo de corrida", completou Ana Rosa.

Como fazer para participar

Alunos, servidores e comunidade em geral que queiram fazer parte do grupo precisam frequentar os encontros que acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, às 16h30, em frente ao Centro de Interesse Comunitário (CIC). Sempre antes da caminhada o grupo faz uma série de alongamento.