Operação 'Down um Sorriso' leva alegria e cuidados no próximo dia 13

Campanha é realizada pela Foufal e atende crianças com Síndrome de Down

07/03/2017 08h46 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Arte de divulgação

Arte de divulgação

Redação Ascom

O Dia Internacional da Síndrome de Down é comemorado em 21 de março. Para lembrar a data a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Alagoas (Foufal) realiza, na próxima segunda-feira (13), das 8h às 13h, a operação Down um Sorriso. A campanha deve promover ações de saúde bucal e dar visibilidade à Síndrome de Down atendendo crianças de 0 a 12 anos com este diagnóstico.

Segundo a equipe de organização da campanha, o movimento também tem o objetivo de combater o preconceito. “As crianças com síndrome de Down são muito alegres, felizes e com um potencial imenso! Assim, os cuidados devem ter início o mais cedo possível para que o máximo possa ser alcançado, pois isso fará enorme diferença no futuro da criança e o dentista faz parte dessa equipe de saúde”, explica a professora Patrícia Nascimento, coordenadora da campanha.

A operação Down um Sorriso deve ainda orientar sobre prevenção de doenças bucais, alimentação saudável e técnica de higiene bucal, além de realizar exame odontológico nas crianças participantes. “A coleta de dados será o passo inicial para que se possa conhecer o perfil da condição bucal das crianças com Síndrome de Down do nosso estado a fim do planejamento de ações futuras”, conta a professora. A Operação Down um Sorriso também visa engajar a comunidade acadêmica e chamar a atenção da sociedade para a causa da Síndrome.

“O estado de Alagoas ainda apresenta carência no atendimento odontológico de pessoas com deficiência, e também são insuficientes as informações sobre as reais necessidades odontológicas das crianças com Síndrome de Down, o que dificulta, inclusive, a proposição de políticas e metas para ampliar e aprimorar a rede de atendimento a essas pessoas”, avalia Patrícia.

Em outubro, Maceió será sede do 8º Congresso sobre Síndrome de Down, evento que deve contemplar a  grande diversidade de temas para debates, reunindo os múltiplos aspectos que instrumentalizam as pessoas com Down, seus familiares e profissionais a exercitarem a prática inclusiva como forma de conquistar a desejada cidadania para esse grupo de indivíduos, em respeito aos princípios constitucionais da igualdade, solidariedade, dignidade e cidadania.