Revista Musifal publicará artigos apresentados em jornada acadêmica

Lançamento da terceira edição está previsto para segundo semestre desse ano

01/02/2017 09h24
context/imageCaption

Marcos Moreira, coordenador do curso de Música e um dos organizadores da revista

Simoneide Araujo – jornalista colaboradora

Após passar por uma reestruturação para atender aos padrões do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) da Universidade Federal de Alagoas, a terceira edição da revista Musifal será lançada no segundo semestre de 2017. Esse próximo número está recheado de artigos científicos de pesquisadores de vários estados, que foram apresentados durante a 7ª Jornada Pedagógica para Músicos de Banda, realizada em novembro de 2016, na cidade de Marechal Deodoro-AL.

A Musifal é um projeto registrado na Pró-reitoria e Extensão e tem como proposta apresentar o que vem sendo estudado e pesquisado na área de Música em Alagoas e no Nordeste brasileiro, numa linha que vai da Musicologia à Educação Musical. Editada desde 2010, a Musifal é a segunda revista eletrônica da Universidade e, de acordo com Marcos Moreira, coordenador do curso de licenciatura em Música da Ufal, até a edição de 2011, a revista não estava nos padrões de uma publicação científica, era apenas um “depósito” de artigos.

“Mesmo assim, conseguimos apresentá-la em eventos no Rio de Janeiro, São Paulo e Portugal, porque queríamos mostrar que, mesmo sem ter uma estrutura mínima para se trabalhar e desenvolver pesquisa, produzimos muito. A revista, como estava, serviu como um apoio de registros científicos de eventos acadêmicos. Agora é muito mais que isso”, ressaltou.

Marcos Moreira e mais dois professores do curso de Música, Flávio Ferreira e Milson Fireman, estão na comissão organizadora. “Já temos grandes pesquisadores doutores que estão na Comissão Editorial: Diana Santos, Joel Barbosa e Celson Benedito, da Ufba [Universidade Federal da Bahia]; Marco Toledo, da UFC [Universidade Federal do Ceará]; Diósnio Neto, da USP; e Alexandre Andrade, Instituto Piaget, de Portugal”, disse Moreira.

A terceira edição, já no novo formato dentro do SEER, onde há vários outras publicações científicas da Ufal, também será apresentada na 8ª Jornada Pedagógica para Músicos de Banda, que já está no calendário de eventos de Marechal Deodoro e acontece no final desse ano. “A partir da edição de 2018, nossa revista publicará artigos inscritos na Jornada e também passará a publicar os artigos do Simpósio da Associação Brasileira de Musicologia, que fará parceria permanente com a Jornada Pedagógica”, completou Moreira.

Essa parceria, segundo o professor, dará mais notoriedade à revista e numa dimensão muito mais abrangente. “Vamos ser uma ramificação do simpósio com a temática bandas de música. Com isso, nossa revista vai ampliar o alcance e terá ramificações no meio científico onde mais se produz pesquisa na área de música – São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Para nós é um crescimento muito grande”, completou.