Palestra motivacional sugere reflexões aos alunos do Paespe

Trajetórias de docentes foram contadas para estimular a disciplina nos estudos

01/02/2017 10h04 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Professor Valmir Pedrosa faz palestra motivacional no Paespe

Ascom Ufal

Qual o tamanho do seu mundo? Esse foi o questionamento provocado aos alunos do Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (Paespe), nesta terça-feira (31), durante a palestra motivacional O Nosso Mundo, ministrada pelo professor Valmir Pedrosa. O tema levou os estudantes da turma 2016/2017 a algumas reflexões sobre organização, disciplina nos estudos e, sobretudo, foco para alcançar os objetivos.

De acordo com a mensagem principal da palestra, o tamanho da sua garra tem que ser proporcional ao seu sonho. “Ao se esforçar no estudo, maior será a possibilidade de recompensa. Ao estudar, um indivíduo se enriquece em conhecimento e habilidades, o que lhe trará muitos benefícios em sua vida, possibilitando o conhecimento do mundo, de novas culturas”, sugere o professor Valmir.

Pedrosa mostra aos alunos a sua trajetória acadêmica, desde sua saída de Maceió após a graduação em Engenharia Civil na Ufal, até o seu Pós-doutorado na University of California Davis (UCDAVIS), Estados Unidos. O objetivo dessa retrospectiva é mostrar aos estudantes que a sua dedicação aos estudos o levou a conhecer o mundo, e que não existem fronteiras para a realização dos sonhos.

“A sua percepção do tamanho do mundo vai dar o indicativo do quanto você deve estudar para participar dele”, ressalta.

A atividade contou com a presença do professor Luciano Barbosa, diretor do Centro de Tecnologia (Ctec), que aproveitou a oportunidade para falar sobre a sua jornada desde quando morava no agreste Alagoano e era estudante do ensino médio até o seu ingresso como docente na Universidade Federal de Alagoas.