Estudantes e professores participam do 4º Encontro de Ensino de Ciências e Matemática

Evento apresenta novas tecnologias educacionais e produções acadêmicas

03/02/2017 10h50
Mesa de abertura do EECM

Mesa de abertura do EECM

Thâmara Gonzaga - jornalista

Estudantes de graduação, pós, professores das redes pública e particular de Alagoas participam, até esta sexta-feira (3), do 4º Encontro Alagoano de Ensino de Ciências e Matemática (EECM). As atividades do evento, iniciadas nesta quarta-feira (1º), estão sendo realizadas no Centro de Interesse Comunitário (CIC), Campus A. C. Simões.

A cerimônia de abertura foi com o professor do Centro de Educação (Cedu), Anderson Menezes, sobre educação e contemporaneidade. Comunicações orais, oficinas, mesa-redonda e palestras fazem parte da programação.

O EECM tem como objetivo apresentar as novas tecnologias educacionais e produções acadêmicas para o ensino de matemática e ciências. “O encontro é um momento para buscar capacitação. A programação é voltada para as novas maneiras de ensinar matemática, física, química e biologia”, destaca a professora de biologia da rede estadual de ensino e mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGCIM) da Ufal, Luciana Tener. 

O evento é organizado pela comunidade acadêmica do PPGCIM e, na opinião de Luciana, “a visão do programa é mudar a realidade da aula tradicional, qualificar os profissionais para o trabalho docente, de modo a estimular o aluno, fazer com que ele desenvolva suas potencialidades”. A professora defende que, “hoje em dia, não dá para limitar a aula ao uso do quadro, livro didático e prova”. 

Ideia compartilhada pelo pedagogo e também mestrando Ilson Mendonça. Ele ensina matemática por meio de jogos. “Cada vez mais, é necessário fazer uso de realidades e objetos com os quais os alunos já estão familiarizados e o encontro apresenta muitas possibilidades que podem ser utilizadas em sala de aula”, diz.

Clique aqui para saber mais informações sobre o evento.