Edital de professores da UAB na Ufal teve grande procura

Gestores comemoram o processo transparente e isonômico

22/02/2017 11h15

Manuella Soares - jornalista

A seleção já é considerada um grande sucesso pela Coordenadoria Institucional de Educação a Distância da Ufal (Cied). Cerca de 600 inscritos concorrem às 109 vagas ofertadas no processo seletivo interno de professor bolsista da Universidade Aberta do Brasil (UAB/Ufal).

O edital é para preenchimento de 109 vagas nas áreas de Administração Pública, Ciências Sociais, Física, Geografia, Letras – Português, Espanhol e Inglês, Matemática, Pedagogia, Química, e Sistemas de Informação. Foram destinadas 10% das vagas para pessoas com deficiência e 20% para os candidatos declarados negros ou pardos.

O processo seletivo lançado no mês de janeiro foi destacado pela reitora Valéria Correia como uma conquista por ser pioneiro na forma de seleção de professores do sistema UAB na Ufal. “Depois de um ano bastante difícil em termos orçamentários, iniciamos 2017 com boas notícias na EAD. Foi o primeiro edital da Ufal para esse tipo de bolsa, isso reforça o processo isonômico e transparente que é", afirmou.

Puderam participar da seleção apenas os servidores com vínculo institucional com a Universidade para atuação em caráter temporário nos cursos superiores ofertados na modalidade a distância. Os polos de apoio presencial são nas cidades de Arapiraca, Delmiro Gouveia, Maceió, Maragogi, Matriz de Camaragibe, Olho d’Água das Flores, Palmeira dos Índios, Penedo, Santana do Ipanema e São José da Laje.

O coordenador da Cied, Gustavo Madeiro, comemora o sucesso o sucesso do edital que teve boa procura, ratificando a importância da EAD para a Ufal. “O importante a se destacar é o processo transparente, isonômico e inclusivo de escolha dos bolsistas, já que puderam se candidatar servidores da capital ou interior, professores ou técnicos. Até o segundo semestre deste ano, e pela primeira vez na Ufal, esperamos que a totalidade das bolsas pagas pelo sistema UAB tenha, por princípio, editais de seleção, e nunca mais por escolha individual”, ressaltou.

Na semana passada os candidatos entregaram a documentação comprobatória para a etapa única de análise de títulos, e o resultado preliminar será publicado na data provável de 10 de março, no site da Copeve. Após os recursos, o resultado final deve ser conhecido no dia 21 de março.

Os aprovados devem ser chamados a partir de abril para atuação nos cursos da graduação  da UAB e os classificados poderão ser chamados em turmas futuras.

Acompanhe aqui.