Administrações da Ufal e do HU se reúnem com presidente da Ebserh

Contratação de pessoal e repasse de recursos foram alguns dos pontos abordados

03/02/2017 11h24 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Presidente da Ebserh, Kleber Morais (centro), planeja visitar o HU da Ufal, no mês de março, para tratar das respostas concretas às demandas apresentadas

Presidente da Ebserh, Kleber Morais (centro), planeja visitar o HU da Ufal, no mês de março, para tratar das respostas concretas às demandas apresentadas

Ascom Ufal

A reitora Valéria Correia e a superintendente do Hospital Universitário (HU) da Ufal, Fátima Siliansky, participaram de uma reunião, nessa quarta-feira (1º), na presidência da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em Brasília. Elas foram recebidas pelo presidente da Empresa, Kleber Morais, pelo vice, Laedson Bezerra, e pelo diretor de Atenção à Saúde, Cláudio Saab. 

Durante o encontro, a reitora reforçou o pedido de compra do novo acelerador linear, equipamento utilizado no tratamento de radioterapia, e falou sobre a necessidade de contratação de mais recursos humanos para o hospital. “Aumentamos a nossa produtividade e por isso precisamos de mais pessoal, seja chamando os já concursados ou com a realização de novos concursos. Desejamos também ampliar os serviços de ensino e pesquisa na unidade”, argumentou. Segundo Valéria Correia, ficou acordada a contratação em torno de 32 pessoas. “A informação repassada é que, provavelmente, a partir de março já começam a chamar”, disse.

Outro ponto abordado na reunião foi o repasse de recursos, incluindo os R$ 3 milhões que estavam destinados ao hospital em 2016 e que iam ser utilizados para compra de equipamentos. “A resposta que obtivemos foi a de que o dinheiro havia sido transformado em capital para manutenção dos HU's e que a Empresa vai fazer levantamento das necessidades de equipamentos de acordo com os planos apresentados pelos hospitais”, explicou a reitora. Na ocasião, Fátima Siliansky fez a entrega do plano de crescimento do HU, com indicação de obras e aquisição de bens, ao presidente da Ebserh e solicitou a nomeação dos cargos em comissão que ainda estão vagos no hospital. 

Kleber Morais se comprometeu em analisar as solicitações e planeja visitar o Hospital Universitário da Ufal, no mês de março, para tratar das respostas concretas às demandas apresentadas. “Avalio positivamente a reunião. O que queremos é aproximar cada vez mais a Universidade do hospital, fazendo com que cumpra a sua missão de ensino pesquisa e extensão por meio de seus serviços”, destacou Valéria Correia.