Ufal representada pela primeira vez em premiação anual da Capes

Tese de doutorado de professor do Instituto de Matemática tem reconhecimento na categoria ‘menção honrosa’

29/12/2017 08h57 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
professor Abraão Mendes com o certificado de menção honrosa

Danielly Bezerra - estudante de Relações Públicas

Fotos: Arquivo pessoal

O Instituto de Matemática (IM) da Ufal está concluindo o ano de 2017 com uma grande conquista: pela primeira vez o Programa de Pós-graduação em Matemática (PPGMAT) esteve presente no ‘Prêmio Capes de Tese’, com a aprovação da tese de doutorado ‘Rigidez de hipersuperfícies em variedades Riemannianas’, do professor Abraão Mendes do Rêgo, ex-aluno do programa e atual docente da Universidade, orientado pelo professor Marcos Petrúcio Cavalcante, do mesmo Instituto.

Para concorrer a premiação, todos os programas de doutorado em matemática das universidades no País têm reservada uma vaga para indicação, enviando para disputar ao prêmio teses defendidas no ano anterior. A pesquisa do professor Abraão Mendes se concentrou em dois aspectos distintos dentro do campo da Geometria Diferencial - de um lado, o estudo dos objetos pesquisados na sua tese em relação à Teoria da Relatividade, de Albert Einstein, e do outro a contribuição para um problema na área da Matemática, já proposto pelo renomado pesquisador Fernando Codá, acumulando avanços neste último quesito.

Durante sua visita à Brasília (DF), para participar da cerimônia de entrega do prêmio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no início do mês de dezembro, Abraão Mendes visitou a Universidade de Brasília (UnB) e ministrou uma palestra com o tema Rigidez de superfícies com fronteira livre.

Para o docente, o prêmio é um grande feito e uma grande responsabilidade, ao colocar a Ufal em um novo patamar, com a primeira tese reconhecida nesses dez anos de premiação. “O prêmio sela a vontade de ter um programa de doutorado em Matemática em Alagoas e corresponde a um selo de qualidade ao nosso programa. Também é uma oportunidade de popularizar e dar notoriedade ao nosso PPG, atraindo bons alunos”, destaca Abraão Mendes.

Além da conclusão do doutorado no PPGMAT, que é desenvolvido em associação com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), o professor já havia iniciado sua trajetória de destaque na área, quando se graduou em Matemática (bacharelado) e, logo em seguida, ingressou no mestrado do mesmo instituto, tendo participado do programa de iniciação científica júnior (BIC Júnior) antes da sua entrada na Universidade.

Com um ano de doutorado, conduzido na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, pelo pesquisador intimamente ligado à Ufal e à Alagoas, Fernando Codá, o professor do IM destaca a importância de atividades como seminários e palestras para a formação dos alunos na pós-graduação. “Nós temos um seminário regular de pesquisa em geometria, para docentes e discentes da pós-graduação apresentarem suas pesquisas aos demais alunos da Ufal e que também conta com a participação de pesquisadores de outras instituições”, disse Abraão Mendes.

Como destaque, ele menciona ainda o Workshop de Geometria Diferencial, um marco para a área no Brasil e que acontece em Alagoas no início de cada ano, recebendo pesquisadores de todo o País e também estrangeiros.

Para conferir a lista das universidades premiadas pela Capes este ano, acesse o site.