Arteterapia é tema de Encontro dos Grupos Extensionistas do HU

Objetivo foi discutir a institucionalização dos projetos de extensão no âmbito hospitalar

19/12/2017 12h59 - Atualizado em 23/03/2018 às 10h10
Evento aconteceu no Hospital Universitário

Letícia Sant’Ana - estagiária de Jornalismo

A gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) promoveu, nesta segunda-feira (18), o 1º Encontro dos Grupos Extensionistas das Atividades Lúdicas e Culturais do HUPAA. O objetivo foi discutir a institucionalização dos projetos de extensão voltados para as atividades em arteterapia no âmbito hospitalar e ,refletir sobre a experiência desses grupos.

“Não podíamos ficar sem uma organização dessas atividades, que reconhecemos como importantes por trazer um benefício muito grande para os nossos pacientes”, afirmou a gerente da GEP, professora Vicentina Wanderley, durante a solenidade de abertura.

Representando a coordenação dos grupos extensionistas, a professora Maria Edna Bezerra falou sobre a contribuição das atividades lúdicas para a humanização do espaço hospitalar. “Todos esses projetos, como o Sorriso de Plantão, dialogam nessa perspectiva de tornar esse espaço mais acolhedor, que olhe o sujeito na sua singularidade, através da arte, da música e de outras estratégias”, explicou.

O evento seguiu com uma palestra sobre Bioética, ministrada pela professora Leniée Campos Maia, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). As atividades do Encontro duraram toda a tarde, com premiação dos trabalhos apresentados na 3ª Jornada Acadêmica do HUPAA e apresentação dos grupos extensionistas.

Projetos

O Sorriso de Plantão é um desses projetos de extensão universitária que buscam amenizar a dor de crianças e acompanhantes. Os integrantes se caracterizam de palhaços doutores e se dispõem a compartilhar seus finais de semana nos hospitais utilizando a arte do clown, ludoterapia, musicoterapia e contação de histórias. As visitas possuem um caráter terapêutico e fazem parte do tratamento médico hospitalar.

A Biblioteca Virtual, vinculada ao HUPAA, em parceria com o Setor Pediátrico do Hospital e os cursos de Biblioteconomia e Psicologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), realiza práticas em Biblioterapia. A ação é desenvolvida pelos Anjos do HUPAA, mais um dos projetos apresentados durante o Encontro de Grupos Extensionistas. As atividades literárias auxiliam significativamente para a melhora do paciente e promovem maior humanização na unidade a partir do grupo de contadores de histórias para os pacientes e seus acompanhantes.