Começa hoje o Circuito de Cinema promovido em parceria com a Ufal

Evento é gratuito e realizado na cidade histórica de Penedo (AL)

06/11/2017 08h23 - Atualizado em 07/11/2017 às 09h08
Circuito Penedo de Cinema começa nesta segunda-feira (6) (Foto - Jonathan Lins)

Circuito Penedo de Cinema começa nesta segunda-feira (6) (Foto - Jonathan Lins)

O Circuito Penedo de Cinema tem início a partir desta segunda-feira (6). A cidade histórica de Penedo (AL) será palco de mais uma edição do maior evento gratuito de cinema realizado no Estado, que reúne cineastas, profissionais e amantes da sétima arte de todo o país. 

Embora a abertura do Circuito seja somente à noite, as primeiras ações do evento começam logo pela manhã. Junto ao PET Conexões de Saberes da Unidade de Penedo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Circuito promoverá uma ação simbólica de limpeza das margens do Rio São Francisco a partir das 8h. A atividade é aberta a todos que quiserem contribuir com preservação do Velho Chico.

O evento, no entanto, começará oficialmente às 18h, com a cerimônia de abertura, seguida da Mostra de longa-metragem nacional com o filme Como Nossos Pais, que está em cartaz no Brasil e foi o grande vencedor do Festival de Cinema de Gramado de 2017. A sessão será na Sala de Exibições, palco de todas as mostras de cinema, localizada na Praça 12 de Abril. 

Outras três obras serão exibidas nas noites dos dias 7, 9 e 11 de novembro, dentro da mostra de longa-metragem nacional, que conta apenas com filmes convidados e bate-papos com profissionais envolvidos na produção de cada obra. São elas: Lamparina da Aurora, com a presença do diretor Frederico Machado; Joaquim, com o produtor João Vieira e a atriz Clarisse Abujamra; e Tatuagem, com o diretor Hilton Lacerda e o ator Irandhir Santos. 

Mostras de cinema

O Circuito conta ainda com mais seis mostras, sendo três competitivas e três com curtas-metragens convidados, que serão realizadas nos períodos da manhã, tarde e noite. As mostras com filmes convidados são a Mostra Sururu de Cinema Alagoano, às 16h da terça-feira (7); Cinema Infantil, de quarta (7) a sexta-feira (10), das 8h às 10h; e Cineclube Axé, às 14h também da sexta. 

Já as mostras competitivas são a Velho Chico de Cinema Ambiental, Universitária e Brasileira, que reúnem 41 filmes em curta-metragem. A primeira ocorrerá de terça (7) até quinta (9), sempre das 14h às 16h, com filmes relacionados à temática do meio ambiente e debates com pesquisadores da área. As mostras Universitária e Brasileira serão de terça (7) a sexta (10), a partir das 19h. 

Atividades acadêmicas 

A programação do Circuito Penedo de Cinema vai muito além da exibição de filmes. O evento conta ainda com oficinas, mesas-redondas, conferências e apresentação oral de trabalhos, artigos e resumos. Todas essas atividades fazem parte do 7º Encontro de Cinema Alagoano, que é de caráter acadêmico e está integrado ao Circuito. 

As oficinas são as únicas atividades que necessitam de inscrição prévia. São elas: Panorama do audiovisual alagoano, ministrada pela analista em audiovisual do Sesc Alagoas, Larissa Lisboa; O uso da cor como ferramenta narrativa, com o colorista e membro da Associação Brasileira de Cinematografia, Marcelo Cosme; e Vídeo Ambiental, com o jornalista e especialista em fotografia de cinema, Alberto Casagrande. Os interessados podem se inscrever em uma das três oficinas por meio do site do evento.

Últimos ajustes

Na noite do último domingo (5), a equipe do Circuito Penedo de Cinema participou de uma breve reunião para acertar os últimos detalhes do grande evento. O coordenador geral do Circuito, professor Sérgio Onofre, destacou a importância do trabalho coletivo. “É um evento construído de várias parcerias, é uma ação que, se não for um conjunto de esforços, dificilmente faríamos do jeito que fazemos. É importante por ser uma experiência de lidar com evento e de um que se torna um dos maiores do Estado de Alagoas e queremos ir mais longe”, declarou.

O produtor cultural do Circuito Penedo de Cinema, Samy Dantas, fez uma apresentação de todo o organograma da produção, convidou os presentes a se apresentarem, ressaltou o trabalho da comunicação e fez uma revisão da programação completa do evento.

Ele também explicou aos monitores para ficarem atentos às atrações do Circuito, que serão realizadas em diversos pontos, como o Centro de Extensão Universitária (CEU), as Casas da Aposentadoria e do Patrimônio e a Tenda na Praça 12 de Abril, local em que serão exibidos os filmes.

 

Realização

O Circuito Penedo de Cinema é realizado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult), e pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS), com patrocínio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Prefeitura de Penedo e Serviço Social da Indústria (Sesi), além do apoio de instituições públicas e privadas.

A programação atualizada pode ser acessada por meio do site www.circuitopenedo.com.br.