Cineclube Elegbá apresenta o filme “Chocolate”

O longa, que conta a história do primeiro palhaço negro na França, será exibido na quinta (30), no auditório do Museu Théo Brandão

24/11/2017 17h56 - Atualizado em 23/03/2018 às 10h08
A história é baseada em fatos da vida de Rafael Padilla, um ex-escravo que se destacou nos circos da França

A história é baseada em fatos da vida de Rafael Padilla, um ex-escravo que se destacou nos circos da França

Letícia Bezerra - Estudante de Relações Públicas

O Cineclube Elegbá de novembro traz o filme “Chocolate”. O longa será exibido na quinta (30), às 15h, no auditório do Museu Théo Brandão (MTB). Através da trajetória do palhaço Chocolat, o filme aborda temas fortes, como o racismo e a desigualdade racial. A história é baseada em fatos da vida de Rafael Padilla, um ex-escravo negro, que se destacou nos circos franceses durante a belle époque.

Com direção de de Roschdy Zem, o longa mostra a parceria entre o negro Chocolat, palhaço de estilo sofredor, e o branco Footit, do tipo autoritário. O sucesso da dupla inicia em pequenos circos e o leva aos renomados teatros parisienses, no final do século XIX. Nos palcos, os artistas buscavam entreter e alegrar o público através de humilhações e agressões feitas pelo palhaço branco com o negro.      

O cineclube Elegbá integra os projetos do “Fórum Mestre Zumba – pensamentos afro-ameríndios” e acontece no MTB, na última quinta-feira dos meses letivos da Ufal. A entrada é gratuita.