Outubro Rosa Pet realiza avaliação em tumores mamários

Animais serão atendidos de graça numa ação do curso de Medicina Veterinária da Ufal

04/10/2017 14h03 - Atualizado em 07/10/2017 às 16h19

Ascom Ufal

O Grupo de Estudo em Pequenos Animais, um projeto de extensão do curso de Medicina Veterinária da Ufal, realizará a campanha Outubro Rosa Pet, no próximo sábado (7). A atividade será no Arapiraca Garden Shopping, das 10h às 17h. A iniciativa partiu da preocupação com os números de animais diagnosticados com tumores mamários.

De acordo com os organizadores, aproximadamente, 52% dos tumores em cadela, são mamários, sendo que cerca de 50% deles têm características de malignidade. “Em gatas é a terceira neoplasia com maior incidência na espécie, porém são agressivos e malígnos, em sua maioria. Diferentes fatores podem estar envolvidos como causa com o tumor de mama, como fatores genéticos, ambiental e hormonal”, explicam.

Na ação, os alunos de Medicina Veterinária, coordenados pela professora Márcia Notomi, realizará a avaliação clínica gratuita das mamas de cadelas e gatas para identificação de possíveis tumores mamários. A população também receberá informação sobre o tratamento e formas de prevenção.

“O tumor deve ser identificado quando pequeno para evitar procedimentos cirúrgicos extenso, dispersão da neoplasia (metástases) e a elevação na mortalidade. Por isso, levem a sua gata ou cadela na ação Outubro Rosa Pet para uma simples avaliação ou ver aquele caroço na mama que não desaparece. Vamos manter seu animal de companhia forte e feliz”, convidam os organizadores.