Exposição e desfile encerram ciclo de formação técnica em moda da Ufal

Segunda edição do "MEU na Moda" será realizada de 16 a 20 de outubro

13/10/2017 09h24 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Arte de divulgação

Ascom Ufal

O povo alagoano é a fonte de inspiração para a 2ª edição do evento MEU na Moda, uma iniciativa do curso de Produção de Moda da Escola Técnica de Artes (ETA) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Uma exposição de 14 fotografias vai buscar nas peculiaridades e no patrimônio imaterial do Estado, o estímulo criativo para uma moda com a identidade do seu povo.

Além da exposição, a turma concluinte também apresentará a coleção ‘Soururu’, que se baseou num desses patrimônios imateriais de Alagoas para a produção no desfile. Em parceria com a Pinacoteca Universitária, equipamento de arte e cultura da Universidade, o curso vai abrir as portas do mundo da moda para a comunidade, ocupando o espaço durante uma semana, entre os dias 16 a 20 de outubro. Na primeira noite a Pina será transformada numa passarela para receber as criações dos mais novos profissionais da moda de Alagoas.

“A moda é o nosso instrumento para chamar a atenção para aquele elemento que dá sustância ao que somos: o sururu. Nossas peças traduzem nosso desconforto e indignação diante da invisibilidade das pessoas que nos servem essa iguaria que vem da periferia, das latas chamuscadas na beira de nossas lagoas, das mãos daqueles que conhecem os segredos desse marisco que nos constitui. Aqui segue nossa homenagem aos marisqueiros, aos descascadores e ao sururu fresco que vem da lama do ventre da Lagoa Mundaú”, afirmam Larissa Lins, Rebeca Bugarin e Renata Sampaio - o trio responsável pela coleção.

O desfile se encerra com uma instalação see now, buy now, termo que traduzido para o português significa “veja agora, compre agora”.

A primeira edição do MEU na Moda aconteceu em junho de 2016 no Complexo Cultural Teatro Deodoro. A exposição teve mais de dois mil visitantes em uma temporada de dez dias e os desfiles de abertura contaram com aproximadamente 400 pessoas na plateia, entre familiares e amigos dos alunos, empresários da cadeia produtiva da moda em Alagoas e pessoas interessadas no universo fashionista, com destaque na mídia local. Coleção SOURURU

Formação em Moda em Alagoas

O curso de Produção de Moda é uma formação em nível técnico da Escola Técnica de Artes (ETA) da Universidade Federal de Alagoas. O curso pioneiro no ramo da moda foi concebido para atender a demanda tanto da capacitação de novos profissionais, como da profissionalização de pessoas que já trabalham em Alagoas. Criado em 2014, em seu quarto e mais recente processo seletivo, teve 600 inscrições e uma concorrência de 20 candidatos para cada uma das 30 vagas ofertadas. Essa procura indica não só a dimensão da demanda reprimida, como também atesta o reconhecimento da qualidade da formação.

Artes na Universidade

A ETA é a única escola técnica de artes com quatro linguagens artísticas vinculada a uma universidade federal no país. Além do curso de Produção de Moda, são ofertados cursos técnicos profissionalizantes em Arte Dramática, Dança e Música. A ETA funciona no Espaço Cultural Universitário da UFAL, na Praça Sinimbú S/N, no Centro e realiza processo seletivo anuais. Para mais informações, basta acessar o site da escola: www.etaufal.com

MEU na Moda 2017: Povo Alagoano

Abertura da exposição fotográfica, desfile e lançamento da coleção Soururu

Data: 16 de outubro de 2017

Horário: a partir das 19 horas

Exposição fotográfica

Data: até 20 de outubro de 2017

Horário: Das 8h30 às 18 h (entre os dias 17 e 20 de outubro)

Local: Pinacoteca Universitária da Ufal, Praça Sinimbu, Rua Marechal Roberto Ferreira, S/N, Centro

Censura livre

Turma do Curso de Produção de Moda 2015

Ana Carolina Carvalho, Bárbara Torres, Daniela Crispim, Elson Lima, Eva Luna, Karoline Tavares, Larissa Lins, Marilane Ramos, Osielle Kelyne, Rafaela de Lemos, Rebeca Bugarin, Renata Sampaio, Roberta Araújo, Thuane Ingred.

Realização: Escola Técnica de Artes (ETA/Ufal)

Parceria institucional: Pinacoteca Universitária da Ufal

Direção: Professora Elizete Lili Menezes e professora Pollyanna Isbelo