Encontro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência movimenta os três campi

Epibid já aconteceu em Arapiraca e será realizado em Maceió e Delmiro

11/10/2017 10h00 - Atualizado em 13/10/2017 às 11h39
Conferências e oficinas integram a programação

Ascom Ufal

Durante os meses de outubro e novembro, as sedes dos três campi da Universidade Federal de Alagoas, em Maceió, Arapiraca e Delmiro Gouveia sediam a edição 2017 do Encontro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Epibid). Esse evento é uma das principais ações do Programa Ufal, congregando docentes da educação básica e do ensino superior, além de estudantes de licenciatura. Os palestrantes convidados são conferencistas reconhecidos nacionalmente no debate sobre a formação de professores.

Ainda este mês. nos dias 19 e 20, o evento será no Campus A.C. Simões, em Maceió. Neste período serão apresentadas as contribuições das seguintes licenciaturas: Ciências Sociais, Dança, Filosofia, Geografia, História, Letras-Inglês, Letras-Português, Música, Matemática, Física, Química, Educação Física, Interdisciplinar, Biologia, Teatro e Pedagogia (presencial e UAB – Polos de Maceió, Maragogi e Santana do Ipanema). Já nos dias 10 e 11 de novembro, o Epibid ocorrerá na sede do Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia. As atividades serão desenvolvidas pelas licenciaturas de Geografia, História, Letras-Português e Pedagogia.

A inscrição no Epibid é totalmente gratuita e pode ser realizada no primeiro dia do evento. “A descentralização do Epibid, bem como reuniões entre a coordenação institucional e coordenadores de gestão educacional e de área, realizados em cada campus, representam o compromisso com o acompanhamento permanente do programa e o compartilhamento de ideias e ações entre os diversos atores integrantes do programa. A participação no Epibid, na condição de ouvinte, é aberta a toda comunidade acadêmica, bem como a pessoas da comunidade externa. O evento conta com conferências, mesas-redondas, minicursos, oficinas e apresentações dos trabalhos desenvolvidos pelos bolsistas ao longo dos últimos quatro anos”, convida Barrios.

O Epibid já foi realiado, nos dias 4 e 5 de outubro, na sede do Campus Arapiraca, com atividades vinculadas às licenciaturas de Letras-Português, Matemática, Física, Química, Educação Física, Interdisciplinar, Biologia e Pedagogia (presencial e UAB – Polo de Olho D’Água das Flores). Os participantes apresentaram trabalhos em pôsteres e também acompanharam palestras, além da vivência de atividades integrativas.

Sobre o Pibid

O Pibid é um programa concebido pelo Ministério da Educação e executado no âmbito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “Esse programa representa um importante e estratégico fomento à formação docente em nossa Universidade. Na Ufal, é vinculado à Pró-reitoria de Graduação (Prograd). Está voltado para as licenciaturas por meio de projetos específicos por cursos ou projetos transversais que perpassem a formação docente, de acordo com editais específicos, tendo como norteador as áreas indicadas em editais da Capes”, informa Suzana Barrios, da Coordenação de Desenvolvimento Pedagógico da Prograd.

Entre os objetivos principais do Pibid, estão: o incentivo à formação de professores para a educação básica, a valorização do magistério, a promoção da melhoria da qualidade da educação básica do sistema público e a articulação integrada entre esta e a educação superior em proveito de uma sólida formação docente inicial. Inclui atividades em turno e contraturno nas escolas públicas participantes, nas dependências da Ufal e em outros espaços educativos pertinentes, envolvendo, obrigatoriamente, todos os bolsistas do programa.