Terreno no Ceca será propriedade definitiva da Ufal

Universidade fará cessão provisória de galpões para prefeitura de Rio Largo

05/01/2017 12h33 - Atualizado em 06/01/2017 às 17h51
Reunião foi realizada na manhã desta quarta-feira (3)

Reunião foi realizada na manhã desta quarta-feira (3)

Manuella Soares - jornalista

A reitora da Universidade Federal de Alagoas, professora Valéria Correia, reuniu-se, na manhã desta quarta-feira (3), com o superintendente Victor Soares Braga, da Superintendência de Patrimônio da União (SPU-AL),para firmar um acordo de cessão do terreno onde está localizado o prédio do Ceca, em Rio Largo. Participaram da reunião da Ufal o diretor do Centro de Ciências Agrárias (Ceca), Gaus Silvestre, o assessor jurídico da Ufal, Basile Christopoulos, o prefeito de Rio Largo, Gilberto Gonçalves, além do ouvidor da Ufal, Afonso Marinho e um professor do curso de Engenharia Florestal. 

A boa notícia é que o imóvel será, oficialmente, propriedade da Ufal. O superintendente da SPU informou que o terreno foi desmembrado em cartório e a maior parte será de posse definitiva da Universidade por meio de um contrato de doação da União Federal para a Instituição, como autarquia.

Desde a origem do Ceca, o terreno era apenas cedido para uso da Instituição, mas a Ufal não tinha a posse registrada da área. De acordo com o assessor jurídico, até o final do mês, ou início de fevereiro, a formalização será efetivada. Já uma parte menor que foi desmembrada e estava ocupada por moradores vai ser regularizada pela própria SPU e não mais será responsabilidade da Ufal. 

A prefeitura de Rio Largo demonstrou interesse em construir um centro administrativo nos galpões que ficam no final do terreno da Universidade. A ideia é avaliar uma proposta de acordo com as normas ambientais e de ocupação florestal.

“Fechamos um acordo importante. Agora estamos fazendo tratativas para fazer a cessão provisória de onde funcionava a Funasa, que vai desocupar, mediante um projeto que de ocupação que será submetido à aprovação do Consuni”, destacou a reitora Valéria.