Programação diversificada marca Acolhimento aos novos alunos da Ufal

Cadastro para doadores de medula óssea integrou as atividades e reforçou a parceria do Hemoal com a instituição

17/01/2017 18h39 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Programação diversificada marca Acolhimento aos novos alunos da Ufal

Diana Monteiro - jornalista

Palestras, debates, plantio de mudas, exposição, exibição de vídeo e atividades culturais marcaram à Recepção de Acolhimento aos alunos do segundo semestre letivo de 2016 iniciado na última segunda-feira (16) no Campus A. C. Simões, envolvendo as 21 unidades acadêmicas, Centro de Ciências Agrárias e também a Unidade de Ensino Viçosa. A conexão com a sociedade e o enfrentamento dos desafios visando o desenvolvimento social e igualdade foi o foco da aula magna proferida pela reitora Valéria Correia ao discorrer sobre o tema O papel da Universidade no contexto atual.

A pró-reitora de Graduação Sandra Regina Paz destacou a boa participação dos alunos nas atividades programadas que têm como principal objetivo fazer um panorama geral sobre os cursos e conhecimentos de setores de interesse dos estudantes. A exemplo das pró-reitorias acadêmicas (Graduação, Pesquisa e Pós-graduação e Estudantil), Departamento de Registro Acadêmico (DRCA) e Biblioteca Central, com exibição de video.

E complementou: “Os novos alunos participaram de um passeio de ônibus no Campus A. C. Simões com visitação a todas as unidades acadêmicas, Arboretum, Restaurante Universitário e Residência Universitária. Fizemos uma parada na biblioteca onde na oportunidade foram mostrados procedimentos e orientações para utilização desse serviço”, reforçou a pró-reitora.

Regina Paz chamou a atenção para o envolvimento do segmento docente na programação de acolhimento, a partir das atividades específicas nas unidades acadêmicas com participação de coordenadores de cursos e centros acadêmicos, assim como de pesquisadores da instituição. “O plantio de mudas ornamentais da flor conhecida como buquê de noiva na Faculdade de Medicina ( Famed), marcou a participação de alunos do citado na Calourada Verde”, frisou , destacando ainda as atividades programadas pelo Ceca e pelos cursos de Nutrição, Enfermagem, Química, Filosofia, Ciências Sociais para acolhimento aos seus respectivos alunos.

Ação do Hemoal

A importância da parceria da Universidade Federal de Alagoas com o Hemocentro de Alagoas ( Hemoal) foi destacada pela coordenadora de captação de doação de sangue e cadastro de medula óssea Maria das Graças Martins Padilha, segundo ela, atendendo as expectativas do setor em todas as ações promovidas com a citada finalidade. O cadastro para possíveis doadores até às 15 horas desta terça -feira (17), no hall da Reitoria, integra a Calourada Solidária.

Maria das Graças enfatiza que o objetivo da ação é fortalecer o cadastro de medula óssea e o compromisso com a doação de medula. A doação destina-se a pessoas acometidas por doenças que comprometem a produção do sangue pela medula, como leucemia e aplasia de medula óssea e crianças com algumas doenças genéticas. Informa que no próximo dia 25 a equipe do Hemoal estará no Centro de Ciências Agrárias (Ceca), de 8 às 16 horas, participando de uma atividade do curso de Zootecnia para o serviço de doação de sangue.