Programação de acolhimento aos calouros terá debates, exposição e manifestações culturais

Semestre letivo para os veteranos será iniciado no próximo dia 16

11/01/2017 12h38 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Atividades serão realizadas em dois dias

Jacqueline Freire – jornalista colaboradora

Quem está chegando agora na Ufal será recebido com programação especial na próxima semana. A partir da segunda-feira (16), a Universidade terá uma série de atividades para os novos estudantes. A partir das 9h, eles serão recepcionados no Auditório da Reitoria com o café com música – voz e violão, acompanhado de dança cigana. A seguir, às 9h30, a reitora da Ufal, Valéria Correia, apresenta a aula magna O papel da Universidade no contexto atual.

Logo depois, às 10h20, haverá apresentação das pró-reitorias e órgãos de apoio e uma fala do movimento estudantil. A manhã será finalizada com sorteio de livros da Edufal. Já na parte da tarde a programação continua a partir das 13h40 com o CitTour – Conhecendo e descobrindo a Ufal. Haverá um ônibus saindo do CIC com várias paradas para que os novos alunos possam conhecer o campus. Às 15h30, a Calourada Verde promove a plantação de mudas no Campus A.C Simões.

A partir das 19h, os estudantes do noturno também sertão recebidos com um café com música e apresentação do grupo Afoxé. Logo depois, a aula magna com a reitora Valéria Correia, desta vez para os alunos que não puderam comparecer pela manhã. O momento também terá apresentação dos setores, fala dos estudantes e sorteio de livros. As atividades serão encerradas às 21h30 com a abertura da exposição fotográfica do movimento estudantil.

Já na terça (17), durante todo o dia acontece a Calourada Solidária, com a operação Doadores de Plantão. O Hemoal estará de plantão na Reitoria para realizar o cadastro de doadores de medula óssea e coletar as doações de sangue. Enquanto isso, os alunos deverão ser recebidos em seus horários de estudo pelos coordenadores de curso e centros acadêmicos. A partir da quarta-feira (18), as aulas do semestre 2016.2 acontecem em horário normal para os novatos, das 7h30 às 22h30, dependendo do curso e turno. Para os veteranos, as aulas já se iniciam na próxima segunda (16).