Abertas inscrições para o curso de Realidade Brasileira

Objetivo é formar militantes para pensar o Brasil e o Projeto Popular


- Atualizado em
Arte de divulgação | nothing
Arte de divulgação

Diana Monteiro - jornalista

Com o objetivo de estudar a realidade sócio histórica do país, utilizando como guia os principais pensadores brasileiros e suas obras, estão abertas na Universidade Federal de Alagoas as inscrições para a terceira turma do curso Realidade Brasileira. O público-alvo são militantes de movimentos e pastorais sociais, movimento estudantil e profissionais vinculados aos trabalhadores de educação popular e saúde.

O curso transcorre em todo o país, onde já contemplou mais de 60 turmas, e a oferta pela Ufal se deu a partir de 2012. Participaram das duas primeiras turmas militantes de diversos movimentos sociais e sindicatos alagoanos e, segundo os organizadores, a realização de uma nova turma este ano objetiva alcançar outros movimentos fortalecendo ainda mais as parcerias firmadas.

Sobre a importância da iniciativa, a professora Maria Edna Bezerra destaca: “O curso nasceu da percepção da necessidade de se retomar a formação de militantes de forma mais sistemática, voltar a pensar o Brasil e o Projeto Popular, a viabilidade do Brasil-Nação, suas potencialidades, a formação histórica, social, cultural e econômica do seu povo”, enfatiza.

Edna acrescenta que o conteúdo programático do curso tem como referência diversos estudiosos brasileiros que contemplam em suas obras as mais diversas especificidades da construção desse país. “Sobretudo aqueles que nos ajudam a compreender a realidade de Alagoas como: Dirceu Lindoso, Luís Sávio de Almeida, Florestan Fernandes, Celso Furtado, Caio Prado Jr, Darcy Ribeiro, Paulo Freire, dentre outros”, diz.

Inscrições

As inscrições se estendem até o dia 25 de julho, das 9h às 16h30, no Núcleo de Saúde Pública (Nusp), localizado no prédio do antigo Csau, Campus A.C. Simões ou pelo endereço eletrônico medna.pc@gmail.com.  São documentos necessários para inscrição: carta de intenção do candidato; declaração de anuência/apresentação da organização da qual participa, devidamente assinada; e avaliação da documentação do candidato.

O resultado será divulgado no dia 31 de julho e a matrícula vai até 5 de agosto. As aulas estão definidas para os dias 12 e 13 de agosto.  Mais informações no Nusp/Ufal com Edna Bezerra, Margarete Pereira e Malba Bezerra.