Ufal vai firmar acordo de cooperação com Organização Pan-americana de Saúde

Reitora Valéria Correia esteve na sede da Opas em Brasília para definir prioridades

- Atualizado em
Reitora Valéria Correia com representantes da Opas-OMS | nothing
Reitora Valéria Correia com representantes da Opas-OMS

Lenilda Luna - jornalista

A reitora da Ufal, Valéria Correia, que esteve no Palácio do Planalto, na última segunda-feira (9), para acompanhar a solenidade em que a presidente Dilma Roussef assinou projeto de lei para criar mais cinco universidades federais no País; aproveitou a viagem para estabelecer outros contatos importantes para a Universidade Federal de Alagoas. Uma das atividades da agenda em Brasília foi a reunião realizada na sede da Organização Pan-americana de Saúde (Opas/OMS). Esse organismo internacional, que faz parte da Organização das Nações Unidas (ONU), tem a missão de colaborar com estratégias para "melhorar a qualidade de vida e elevar a expectativa de vida dos povos das Américas".

Valéria Correia conversou com Luís Felipe Codina, representante adjunto da Opas/OMS no Brasil, e Maria Angélica Gomes, assessora de Sistemas de Saúde e Políticas de Recursos Humanos. "A intenção é fortalecer a Universidade Socialmente Referenciada. A Opas apoia cooperação técnica, inclusive para a pesquisa acadêmica, desde que tenha impacto direto com a melhoria dos serviços públicos de saúde para a população", destacou a reitora.

Na reunião, entre as várias ações desenvolvidas pela Opas, foram definidas três prioridades, entre elas, incluir a Ufal entre as universidades parceiras do Centro Latino-Americano de Perinatologia (CLAP), "um centro e unidade técnica da Organização Panamericana de Saúde ( OPAS), que presta assistência técnica aos países da América Latina e do Caribe na área de saúde sexual e reprodutiva". Criado em 1970, o CLAP  atua para melhorar a saúde perinatal e reduzir os índices de mortalidade materno-infantil. "Infelizmente, nossos índices de mortes de mulheres e crianças no parto ainda são altas. Precisamos atuar para reduzir esse grave problema", ressalta Valéria Correia.

As outras duas prioridades são: cooperação para a promoção da saúde nos territórios indígenas de Alagoas e o apoio para ações de Desenvolvimento Sustentável e Saúde. No Atlas com os indicadores sobre o tema, os pesquisadores relatam melhorias registradas em 2010: "As análises realizadas evidenciam, em todas as unidades federadas do país, avanços positivos nas duas décadas estudadas (1991-2010), especialmente na última, no que se refere tanto à melhoria dos indicadores de desenvolvimento sustentável analisados quanto na redução de seus valores médios e das desigualdades entre as regiões e os municípios do país, sendo esse último muito importante de ser ressaltado".

Para preparar o termo de cooperação, a Ufal vai receber a visita de Maria Angélica Gomes, assessora da Opas/OMS. "Vamos agendar a data em breve, mas Angélica já se disponibilizou em passar uma semana em Alagoas, reunindo-se com nossa equipe e realizando os levantamentos necessários para elaborar o termo de cooperação da organização com a universidade. Será uma parceria importante para o desenvolvimento de pesquisas e o planejamento de ações que impactem diretamente na melhoria das condições de saúde em nosso estado. Vamos convidar para essa parceria tanto a Secretaria de Estado da Saúde como os representantes dos municípios alagoanos", informou a reitora.

Link do Atlas de Desenvolvimento Sustentável e Saúde da Opas/OMS