Ufal terá unidade do centro de pesquisas do Instituto Pandiá

Centro produz análises sobre temas prioritários para a Defesa Nacional

- Atualizado em
Reitora Valéria Correia participa de reunião com governador. Fotos: Ailton Cruz (Secom) | nothing

Ascom Ufal

A Universidade Federal de Alagoas terá um Centro Avançado do Instituto Pandiá Calógeras (IPC), um centro de pesquisas, ligado ao Ministério da Defesa, cuja missão é contribuir para desenvolver o pensamento sobre Segurança Internacional e Defesa Nacional no Brasil.

O anúncio da instalação foi feito pelo ministro de Defesa, Aldo Rebelo, nessa quinta-feira (5). A reitora Valéria Correia afirmou que, ao sediar o Instituto, a Ufal se coloca na vanguarda na contribuição para o serviço de defesa, em colaboração com as Forças Armadas. “Nossos acadêmicos têm muita honra em sediar o Instituto", disse a reitora.

Pela Portaria 54/GAP/GM, de 4 de maio, o Campus Avançado vai fomentar o debate, a pesquisa e a docência dos temas relacionados com Defesa e Segurança no Nordeste e no Brasil, visando a formação de quadros e de conhecimentos na área. Pelo mesmo documento, foi formado um Grupo de Trabalho (GT), coordenado pelo professor Aruã Lima, assessor internacional da Ufal, que deverá realizar análises para estruturação do IPC na Universidade. Os resultados devem ser apresentados no período de seis meses para apreciação do ministro da Defesa.

Na ocasião, também foi anunciada a utilização do desativado Campus Tamandaré para a construção de uma nova escola da Marinha no Nordeste. A escola atenderá à base da 2ª Esquadra. "Alagoas faz por merecer qualquer gesto positivo dos governantes. Esta terra sempre teve em alta conta a luta pela liberdade e pela construção do Brasil", disse o ministro.

Sobre o IPC

O Instituto Pandiá Calógeras produz análises independentes sobre temas prioritários para a Defesa Nacional, com ênfase nas linhas de pesquisa Entorno estratégico (América do Sul e Atlântico Sul); Economia da defesa e Cenários prospectivos e guerra do futuro.

Atuando em diversas frentes, as atividades do IPC abrangem a promoção e a participação em eventos que colaborem para criar um autêntico pensamento brasileiro sobre Defesa, estimular a integração com universidades, implantar e manter um centro de documentação de referência e base de dados, além de realizar projetos que levem à construção de novos paradigmas de pensamento e ação no âmbito da defesa nacional.