Ufal tem representantes na condução da Tocha Olímpica por Maceió

Professor e estudante fizeram parte do grupo que carregou a chama

- Atualizado em
Shyko é professor do curso de Educação Física da Ufal | nothing
Shyko é professor do curso de Educação Física da Ufal

Ascom Ufal

Nem o clima chuvoso espantou os maceioenses que se reuniram, neste domingo (29), para ver a passagem da Tocha Olímpica pela capital alagoana. O símbolo dos Jogos Rio 2016 chegou a Maceió no início da noite, depois de passar por São Sebastião, Arapiraca e São Miguel dos Campos.

A Ufal teve alguns representantes nessa festa do esporte, entre eles o professor do curso de Educação Física da Ufal, Francisco de Assis Farias, que conduziu a Tocha na parte alta de Maceió, na Praça Sergipe, bairro do Farol. Mais conhecido como Shyko pela nova geração do handebol, ou Tamanquinho, para a velha guarda de Santana do Ipanema, o professor integra atualmente a comissão de esportes da Pró-reitoria Estudantil.

Shyko, que é natural de Santana do Ipanema, tem uma trajetória brilhante no esporte, com especialidade no Handebol. Ele chegou a ser técnico da Seleção Brasileira de Handebol, e trouxe a equipe para sua terra, num jogo amistoso contra a seleção Alagoana na década de 80.

A outra representante da Ufal na condução da Tocha Olímpica por Maceió foi a estudante de Educação Física Viviane de Andrade. Saiba mais como ela conseguiu fazer parte deste seleto grupo.

Percurso

A Tocha Olímpica passou por 11 bairros da capital alagoana, começando pela Pajuçara e sendo conduzida por atletas e representantes da terra dos marechais. Da Praça Multieventos, situada na Avenida Doutor Antônio Gouveia, ela seguiu pela Avenida Silvio Carlos Viana.

De lá, o revezamento foi pela Avenida Álvaro Otacílio, no bairro da Ponta Verde, e percorreu toda a extensão da via com 12 condutores, seguindo para orla da Jatiúca. Os atletas seguiram pela Rua Roberto Mascarenhas, retornaram a orla pela Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes e continuaram pela Rua Bacharel Virgílio da Rocha Marques, no bairro Cruz das Almas.

O percurso seguiu pelas avenidas Josepha de Melo, Juca Sampaio e Presidente Roosevelt, no Barro Duro, continuando pela Avenida Menino Marcelo, com retorno na Rua João Rodrigues Sampaio e Adolfo Gustav,o na Serraria. Em seguida, a tocha foi conduzida da Rua Nelson Marinho de Araújo, na Gruta, até as avenidas Fernandes Lima e Moreira e Silva, no Farol. Ao todo, o trajeto teve 20,5 km.

A tocha olímpica passou ainda pelas Ruas Melo Morais, Cincinato Pinto, Barão de Penedo e Avenida Duque de Caxias no Centro, seguindo pela Avenida Industrial Cícero Toledo, no Jaraguá, onde outro palco foi montado para apresentações culturais. Em alguns pontos da cidade o trânsito ficou congestionado devido às ruas que foram fechadas.

O símbolo dos Jogos Rio 2016 segue, na manhã desta segunda-feira (30), para os municípios de Murici e União dos Palmares, de onde parte para Pernambuco. A rota começou no dia 3 de maio, em Brasília, e se encerra no dia 5 de agosto, quando o último condutor acenderá a pira olímpica durante a cerimônia de abertura no Estádio Maracanã.