Pesquisas da Ufal serão apresentadas em festival de música de Portugal

Marcos Moreira, professor de Música, vai participar do Festival Piaget

- Atualizado em
Professor Marcos Moreira vai representar a Ufal no Festival Piaget | nothing
Professor Marcos Moreira vai representar a Ufal no Festival Piaget

Simoneide Araújo – jornalista colaboradora

A Universidade Federal de Alagoas terá dois trabalhos da área de música apresentados no Festival de Música do Instituto de Educação Superior Piaget de Portugal, que acontece de 21 a 31 deste mês. O professor Marcos Moreira, coordenador do grupo Pesquisa Metodologia e Concepção Social do Ensino Instrumental, vai mostrar os resultados dos eventos de extensão – 1º Colóquio de Música Popular e Jornada Pedagógica – e um projeto que está em andamento sobre o maestro Aquino Japiassu.

A ida do professor Marcos a Portugal também será importante porque haverá renovação do convênio existente entre a Ufal e o Instituto Piaget, desde 2010. “É importante manter laços com a pesquisa luso-brasileira. Essa parceria beneficia alunos de música e de outras áreas”, confirmou.

Marcos destaca a relevância da pesquisa que está em andamento sobre a maestro Japiassu. “Queremos fazer o resgate biográfico e composicional das músicas de autoria do maestro para bandas de música, coral e piano. Destacamos o piano porque as partituras foram cedidas por Arnaldo Paiva, neto de Gustavo Paiva, que contratou o maestro e idealizou a criação da banda feminina de Rio Largo”, contou.

Essas partituras do maestro Japiassu foram enviadas para o Canadá e serão gravadas pelo pianista Manoel Vieira Jr., servidor da Ufal que está fazendo doutorado em Quebec. “Outro grande projeto que estamos ajustando em parceria com Arnaldo Paiva é a edição da biografia do maestro”, ressaltou.

A pesquisa, segundo o professor, quer resgatar os motivos que levaram os descendentes brasileiros da família Paiva, que é portuguesa, a montar uma banda de música feminina em Rio Largo-AL, em meados do século 20.