Orquestra Jovem da ETA faz concerto com repertório erudito e popular

Apresentação dos alunos fez parte do encerramento do semestre dos cursos técnico e de extensão

- Atualizado em
Alunos se apresentam como futuros músicos profissionais | nothing
Alunos se apresentam como futuros músicos profissionais

Simoneide Araújo – jornalista colaboradora

Trilhas sonoras de filmes conhecidos do grande público, Villa Lobos e Astor Piazzola deram o tom de um fim de tarde mais que especial, regado a um repertório erudito e popular. Assim foi o concerto da Orquestra Jovem da Escola Técnica de Artes (ETA), na quarta-feira (11), como atividade da disciplina Prática Orquestral, encerrando o semestre letivo dos cursos técnico e de extensão, que envolem alunos de 11 a 23 anos de idade.

A apresentação aconteceu no pátio da ETA e um sucesso! Foram cinco peças executadas sob a regência de Nilton Souza: Gabriel's Oboé, trilha do filme A Missão; Edelweiss, de A Noviça Rebelde; New Word Symphony, deAntonín Dvořák; O Trenzinho Caipira, de Villa Lobos; e Libertango, de Astor Piazzolla. E ainda teve a participação especial do aluno do curso de Canto, Péricles Argolo, que fez o solo da música Edelweiss.

“”Nós trabalhamos música popular e erudita e escolhemos tocar música que são conhecidas do grande público. É interessante quando a gente vai fazer um concerto didático levar esse tipo de música para que o público consiga entender e acompanhar; por isso escolhemos trilhas de filmes, um repertório mais eclético para atrair e para que as pessoas identifiquem o que estão ouvindo. Tudo isso a gente faz como um atrativo.”, destacou a professora Miran Abs.

O projeto de extensão Orquestra Jovem é coordenado por Miran e conta com a parceria do maestro Nilton Souza e de outros professores da ETA. “Queremos difundir a música. Nossa ideia foi montar um orquestra com esses jovens que estão começando, que já têm um certo nível, mas ainda não estão prontos para tocar na Orquestra Sinfônica da Universidade, para que eles tenham essa pratica orquestral”, revelou.

Todo fim de semestre essas apresentações em público são promovidas para incentivar os alunos. E para dar mais um empurrãozinho nessa prática orquestral, Miran está com uma proposta de fazer concertos itinerantes nas escolas. “Vamos marcar uma reunião com a Coordenação de Assuntos Culturais e com a pró-reitora de Extensão, Joelma Albuquerque, para definir como ficaria a logística de levar a Orquestra Jovem da ETA para se apresentar nas escolas. Isso seria interessante para os nossos alunos porque teriam um incentivo a mais pra aprender, ensaiar e mostrar o que estão aprendendo e, também, para os alunos das escolas que passariam a conhecer e conviver com o universo da música orquestral”, disse a coordenadora.

Miran disse estar muito feliz com o resultado e com a presença da diretora da ETA, Rita Namé, e dos demais professores. “Esse projeto surgiu com o intuito de termos a orquestra como uma ferramenta pedagógica do curso técnico de Música, que tem a disciplina prática orquestral e a gente sente a carência de ter essa atividade para desenvolver com os alunos, para que eles possam por em prática toda técnica e todo trabalho de desenvolvido em sala de aula.

Para Rita Namé, ela e os demais professores da ETA têm certeza que estão do lado certo. “Sei que a gente tem muito caminho a percorrer, mas estamos construindo e essa construção é muito bonita. Vocês, alunos, fazem parte disso e espero que vocês tenham essa consciência, que são muito felizes por estarem tendo essa oportunidade; a gente também está muito feliz em ter vocês aqui”, declarou

O coordenador dos cursos técnicos de Música da ETA, Kleber Dessoles, também aproveitou o momento para divulgar a programação dos próximos recitais para este mês de maio. Confira abaixo:

Dia 13 – às 19h30

Recital de conclusão do curso técnico de Música – Percussão, do aluno Elias Silva Filho

Dia 16 – às 19h30

Recital do projeto de extensão Percufal

Dia 19

17h – Recital de conclusão do curso técnico de Música - Clarineta, do aluno Jonathas Raposo

18h30 – Recital de conclusão do curso técnico de Música – Canto Popular dos alunos Maria do Carmo, Sirleide Silva e Edemeval Júnior

19h30 – Recital de conclusão do curso técnico de Música - Percussão, do aluno Elizeu Silva

Dia 20 – às 17h – Recital de conclusão do curso técnico de Música – Saxofone, dos alunos Manoel Camilo e Edilson Júnior e Grupo de Saxofones da ETA/Ufal

Dia 25