Hospital Universitário já tem nova superintendente

Portaria de nomeação da professora Fátima Siliansky foi publicada no DOU de 11 de maio

- Atualizado em
Fátima Siliansky assume a superintendência do HU | nothing
Fátima Siliansky assume a superintendência do HU

Lenilda Luna - jornalista

Foi publicada, na edição de 11 de maio de 2016 do Diário Oficial da União, a portaria de nomeação da professora Maria de Fátima Siliansky de Andreazzi como superintendente do Hospital Professor Alberto Antunes da Universidade Federal de Alagoas. Com isso, a médica e pesquisadora, que integrou a equipe de transição da reitora Valéria Correia, agora responde oficialmente por essa unidade de ensino, pesquisa e extensão.

Segundo a reitora Valéria Correia, a demora nessa nomeação aconteceu por algumas questões burocráticas que precisam ser resolvidas. "A professora mantinha vínculo com duas instituições, a UFRJ e o Ministério da Saúde, e foi preciso negociar a cessão dela para assumir esse desafio na Ufal. Mas agora podemos contar com essa profissional qualificada e comprometida para dar andamento ao plano de ação que estabelecemos a partir do diagnóstico feito durante a transição, onde foram ouvidos os servidores, tanto da empresa pública quanto do RJU", ressaltou a reitora.

A reitora enfatiza que a determinação é enfrentar a crise dos Hospitais Universitários com diálogo e priorizando o atendimento à população. "Teremos um processo de democratização da gestão do HU e vamos ativar o conselho previsto no estatuto da Ebserh, porque só com a participação dos servidores, entidades representativas, usuários e população em geral poderemos implementar as ações de melhoria, num cenário que não está fácil. Até mesmo a Ebserh, que foi o modelo de gestão prometido para solucionar os problemas, está sendo atingida pela crise", pondera Valéria Correia.

Outra questão que será abordada com diálogo e participação coletiva é o conflito estabelecido entre os trabalhadores do Regime Jurídico Único (RJU) e os novos trabalhadores da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). "Tivemos muitas queixas de assédio moral e situações constrangedoras no ambiente de trabalho. Devemos ter claro que os trabalhadores com décadas de serviço prestado ao HU merecem ser respeitados. Assim como os novos contratados têm uma inegável colaboração que precisa somar nesse projeto. Precisamos construir essa convivência de solidariedade em função da missão institucional do HU", conclama a reitora.

Essas questões conflituosas foram uma das razões pelas quais a reitora considerou importante nomear uma superintendente de outro estado. "Siliansky tem experiência como gestora e não está desgastada pelos conflitos que se estabeleceram desde a implantação da Ebserh. Ela vai ter serenidade para mediar e conduzir bem o diálogo em busca de soluções concretas e de um ambiente de trabalho mais participativo e solidário. Além disso, a professora faz parte de uma militância em defesa do SUS, e desenvolve pesquisas acadêmicas sobre novos modelos de gestão, do qual participamos, eu, pela Ufal, e a professora Marinês de Souza Bravo, pela UERJ", relata Valéria Correia.