Filho de Mestre Verdelinho participa do “Chão Batido” no Espaço Cultural

Aula espetáculo sobre o coco alagoano foi atividade de disciplina do curso de Teatro da Ufal

- Atualizado em
Nildo de Assis, filho do Mestre Verdelinho, foi um dos convidados para participar da aula espetáculo sobre coco alagoano | nothing

Simoneide Araújo – jornalista colaboradora

O pandeiro fez a marcação e a cada batida iam sendo contadas as histórias e as vivências com a dança, o canto, a poesia e o movimento. Assim foi o Chão Batido – aula espetáculo sobre o coco alagoano, realizada na quarta-feira (4), que teve a participação do filho do Mestre Verdelinho, Nildo de Assis, e de Nilton Rodrigues, do coco de roda Xique-Xique, do bairro Jacintinho.

A atividade foi parte da disciplina Projetos Integradores 2, ministrada pela professora Telma César, da licenciatura em Teatro da Ufal. “A proposta foi estudar o coco alagoano para desenvolver os propósitos previstos no Projeto Pedagógico do curso de Teatro e aprofundar os conhecimentos acerca da cultura de tradição popular alagoana, integrando Universidade e comunidade por meio da troca de saberes entre essas duas instâncias socioculturais”, disseram os alunos.

Para a concepção da aula, os alunos e a professora Telma César construíram o formato a partir de estudos que envolveram leitura de textos, vivências com a dança, tanto em sala de aula, quanto em campo, junto à comunidade. “Nosso objetivo é divulgar o conhecimento construído na disciplina, ao tempo em que tentamos colaborar para o desenvolvimento e o fortalecimento desta manifestação da cultura popular em nosso Estado, vislumbrando uma possível ação de extensão como continuidade deste trabalho apresentado”, destacaram.

O trabalho também tem relação com a pesquisa desenvolvida por Telma César em seu doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da Ufal, com articulação das ações de ensino, pesquisa e extensão da Universidade.