Alunos da Escola Técnica de Artes participam de recitais

Uma tarde de muita alegria, música e descontração no Espaço Cultural

- Atualizado em
Camaerata e alunos de musicalização infantil executando a Sinfonia dos Brinquedos | nothing

Simoneide Araújo – jornalista colaboradora

A tarde da última quarta-feira (25) foi um espetáculo! Vários momentos especiais que mostraram a importância da existência da Escola Técnica de Artes da Universidade Federal de Alagoas. Crianças, adolescentes, jovens e adultos, independente de classe social, são estudantes dos cursos da ETA e apresentaram o resultado do trabalho que vem sendo realizado.

Primeiro foi a Camerata – uma orquestra pequena para tocar em ambientes menores – e as crianças do curso de musicalização infantil, que deram um show de apresentação com a Sinfonia dos Brinquedos, de Leopold Mozart (pai de Amadeus Mozart). Depois, os alunos do curso de Piano, do professor Mario Marochi, apresentaram peças de Johann Sebastian Bach, Chopin, Claudio Santoro, Villa Lobos e Schumann. Para fechar a noite, o recital de formatura em canto, de Péricles Argolo, aluno da professora Claudiana Melo.

Rita Namé, diretora da ETA e coordenadora do curso de musicalização infantil, destacou a importância do trabalho com os pequenos. Esse é um projeto que tem uma importância muito grande porque sensibiliza, desde cedo, as crianças para que elas possam seguir futuramente uma carreira musical ou fazerem parte de uma boa plateia”, disse após a apresentação.

De acordo com Lília Pereira, regente e professora dos cursos de Violino e Viola, a Camerata surgiu da necessidade de reunir os alunos para tocar um repertório escrito especificamente para a formação deles. “São todos meus alunos de violino e viola e alguns de violoncelo. Foi um grupo formado com essa intenção: dar a esses alunos a possibilidade de trabalhar um repertório que poucas vezes é visto”, revelou.

Sobre a parceria com o projeto da professora Rita Namé, Lílian destaca como maravilhosa. “Ela [Rita Namé] nos deu a oportunidade de trabalhar com crianças, uma situação muito especial, e elas responderam muito bem. O resultado foi extremamente positivo, educativo e importante para o processo de educação musical que temos fomentado dentro da Escola Técnica de Artes”, declarou Lílian Pereira.

Para ela, a música instrumental tem a particularidade de deixar os ouvintes com o pensamento mais solto. “Justamente porque não tem uma letra para seguir. Por isso, é importante que a agente se permita viajar nesse som que chega aos nossos ouvidos”, falou à plateia durante o recital.

Piano

O professor Mário Marochi, do curso de Piano, apresentou seus alunos Hugo Leonardo, de 19 anos, Nicolas Elifas, Erbert Glisson, Martha Betânia e Gabriela Araújo. Eles apresentaram um repertório recheado de Sebastian Bach, Cláudio Santoro, Chopin, Villa Lobos e Schumann.

Canto

Péricles Argolo é concluinte do curso de Canto da ETA. Ele fez o recital de formatura cantando 13 músicas, entre elas, Edelweis, tema do filme Noviça Rebelde. O recital foi acompanho do pianista Maycon Ferreira.