Novo diretor da Edufal prioriza a socialização do conhecimento

Osvaldo Maciel fala sobre seus planos e metas para os próximos anos à frente da Editora Universitária

06/04/2016 11h05 - Atualizado em 08/04/2016 às 14h11
Professor Osvaldo Maciel assume o comando da Edufal

Márcia Alencar - Jornalista

A Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) vive um novo momento com a chegada do professor Osvaldo Maciel, um apaixonado pelo universo literário desde sempre e que hoje, aos 44 anos, tem cinco livros publicados, sendo três pela editora universitária alagoana.

Licenciado em História pela Ufal, com mestrado e doutorado pela UFPE, o professor aceitou o desafio de dirigir uma editora que completa 33 anos em outubro próximo, com a missão de colocar sua experiência a serviço da ampliação do acesso aos livros, da editoração de títulos e das publicações digitais, ou seja, pretendendo “ampliar o diálogo com os diversos seguimentos da sociedade alagoana e brasileira e socializar o conhecimento, indo além do lado comercial”, como mencionou.

Na primeira missão, o novo diretor busca organizar a “casa” com a pequena equipe que dispõe, formada por servidores administrativos, jornalista, produtor cultural, contador, bibliotecário e administrador, para estruturar os espaços da sede da livraria, no Campus A.C. Simões, e da extensão no Campus do Sertão e no Espaço Cultural, além de reprogramar o processo de serviços gráficos fornecidos atualmente. “Precisamos de imediato resolver graves pendências administrativas, financeiras, editoriais e implantar um planejamento de rotinas e dinâmicas eficiente e transparente”, destaca o professor que tem o foco de suas pesquisas e publicações nas áreas de história social do trabalho e teoria e metodologia da história.

Um Plano de Comunicação já foi elaborado pela Assessoria de Comunicação da Editora, com várias ações de divulgação das metas, projetos e propostas da nova gestão. “Vamos reformular o nosso site, com espaços para notícias e ‘janelas’ de interatividade com a sociedade”, ressaltou.

Também já anuncia a formação de um novo Conselho Editorial, com ampliação de integrantes e de tarefas. “Queremos interagir com a sociedade, sair dos muros do campus e incluir no Conselho Editorial representantes externos à Universidade, seguindo as orientações e perfil da nova gestão da reitora Valéria Correia e do vice-reitor José Vieira”, reforça o professor que iniciou sua história na Ufal com a graduação em 1991 e como professor efetivo desde 2008.

O diretor destaca que sua paixão pelos livros começou no início da adolescência quando morava no município alagoano de Colônia Leopoldina e participava do Círculo do Livro com alguns amigos. Hoje nem sabe dizer quantos títulos possui em seu acervo pessoal que está concentrado principalmente nas áreas de Literatura, Teoria Social “em sentido amplo” e História de Alagoas. Além de ter lecionado no curso de História da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) por dez anos, também foi professor na Educação Básica em Pernambuco e Alagoas durante 11 anos.

Atualmente, é professor adjunto da Ufal, lotado no ICHCA, no Campus A.C. Simões, atuando na graduação e pós-graduação em História. Publicou livros e capítulos de livros por diversas editoras do Brasil, tais como a Edufal, a Edunicamp, a EDUFPE e a Editora Contexto. Possui também diversos trabalhos em periódicos acadêmicos e de divulgação. Foi um dos editores da revista Mundos do Trabalho (Vinculada ao GT Nacional Mundos do Trabalho da ANPUH) entre 2009 e 2013, e foi membro do Comitê Editorial da Eduneal, na sua fase inicial, além de atuar como parecerista ad hoc de diversos periódicos acadêmicos nacionais. Osvaldo também é membro dos conselhos consultivos das revistas História & Luta de Classes (do GT Nacional História e Marxismo), da revista Crítica Histórica (editada pelo curso de História da Ufal desde 2010), e da Revista Brasileira de História.

Esta experiência, aliada a seu perfil político e da participação no grupo que está à frente da gestão da Ufal, foram decisivos para sua indicação ao cargo que ocupa desde o final de janeiro deste ano. Para tanto, a socialização do conhecimento e do saber por meio das publicações da Edufal será sua grande meta, que está aliada a necessidade de ampliar o diálogo com os diversos segmentos da sociedade alagoana e brasileira.

E para fechar a entrevista cheia de novidades, o novo diretor da Edufal anuncia o que muitos já querem saber: vai ter Bienal Internacional do Livro em setembro de 2017, mas em novo tamanho e formato. “A Bienal é uma conquista do povo alagoano, um patrimônio que já faz parte do calendário cultural do Estado”, destaca. O tema abordará os 200 anos da Emancipação Política de Alagoas. Então, só nos resta esperar a chegada do maior evento promovido pela Ufal.