Copeve está sob nova direção

Soraya Lira comandará o órgão nos próximos quatro anos

01/04/2016 15h10 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Soraya Lira Alencar afirma que o compromisso é contribuir com o aperfeiçoamento dos processos seletivos. Foto: Rosiane Martins

Soraya Lira Alencar afirma que o compromisso é contribuir com o aperfeiçoamento dos processos seletivos. Foto: Rosiane Martins

Rosiane Martins -estudante de Jornalismo 

A Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está sob novo comando. A professora Soraya Lira Alencar estará à frente do órgão pelos próximos quatro anos.  A nova diretora é engenheira química formada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); atualmente é professora de engenharia no Centro de Tecnologia (CTEC) da Ufal e depois de 26 anos de profissão se prepara para o grande desafio de sua carreira profissional: liderar um dos principais órgãos da Ufal. "Eu espero contribuir no aperfeiçoamento dos processos seletivos que a Ufal executa. Somando com a sociedade alagoana no sentido de oferecer serviço de ótima qualidade aos processos seletivos do estado ", destaca. 

Como professora da Ufal, há mais de 10 anos colabora com os processos seletivos, por isso conhece como poucos o funcionamento da Copeve e o trabalho que ela realiza. “Faz muitos anos que participo de atividades do órgão, auxiliando na coordenação de bancas, elaboração de provas e também na aplicação”, ressalta.

 Soraya garante que o órgão continuará auxiliando a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e na elaboração de vestibulares e enfatiza que a principal preocupação é cuidar para que os processos seletivos continuem transparentes. Para isto a Copeve utiliza equipamentos de última geração e conta com uma política de segurança que garante um alto grau de integridade, controle e confidencialidade das informações relacionadas a seus processos e sistemas, para isso já utiliza diversas ferramentas de segurança como: sistema de alarme sonoro, monitoramento por vídeo, controle de acesso por biometria e registro eletrônico de acessos. As ferramentas são utilizadas e combinadas de acordo com cada área do órgão, considerando o grau de sigilo e controle necessários à execução das atividades por área. 

“Nós também somos responsáveis pelo vestibular de música na Escola Técnica de Artes da Ufal, da seleção de pós-graduação lato sensu e agora, por solicitação da Prograd vamos auxiliar nos concursos de professores e nas transferências externas”, diz.   

Sobre a Copeve 

O Núcleo Executivo de Processos Seletivos – Copeve (antiga Comissão Permanente de Vestibular) foi criado com o objetivo de realizar o Processo Seletivo para ingresso nos cursos de graduação da Ufal e devido a experiência adquirida a partir dos inúmeros vestibulares realizados, passou a assumir a execução dos concursos públicos para servidores da Universidade. Em 2004, alguns órgãos públicos estaduais e municipais passaram a requisitar do órgão sua contribuição para realização de seus concursos públicos. Os processos seletivos e concursos públicos externos são executados em parceria com a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes).