Ufal realiza o 1º Simpósio Alagoano de Hanseníase

Evento deve ocorrer no dia 19 de março; podem participar estudantes e profissionais

- Atualizado em

André Ferro - estudante de jornalismo

A Liga de Doenças Negligenciadas com Ênfase em Hanseníase e Tuberculose Professora Noraci Pedrosa (LDNEHT) promove o 1º Simpósio Alagoano de Hanseníase. O evento acontece no dia 19 de março, a partir das 8h às 12h e das 14h às 18h, no Auditório do Conselho Regional de Medicina, localizado na rua Sargento Almeida, 90, no bairro Pinheiro, em Maceió.

Os interessados devem fazer a inscrição por meio deste link e efetuar o pagamento que é no valor de R$ 15,00 para estudantes, e de R$ 25,00 para os profissionais da área. O pagamento deve ser efetuado através de depósito bancário e o comprovante enviado para o e-mail ligadneht.ufal@gmail. Os dados bancários para o depósito referente a inscrição são:

Banco: Caixa Econômica Federal

Conta: 42626-6

Agência: 2391

Operação: 013.

É importante confirmar o nome do titular como Julio Cezar S Oliveira, evitando que o pagamento seja desviado. É necessário que o comprovante de depósito seja enviado para o e-mail . Não esqueça de verificar se a imagem do comprovante está nítida.

Sobre a doença

A hanseníase provoca manchas na pele, esbranquiçadas e amarronzadas, placas, lesões de pele e o comportamento anormal do sistema nervoso. A transmissão se dá pelas vias aéreas superiores, geralmente no período noturno, já que o microrganismo é sensível à luz solar.  Muitas vezes, os sintomas podem ser confundidos com os da pitiríase, conhecida por pano branco, o que contribui para um diagnóstico tardio da hanseníase. Isso acaba por inviabilizar a cura sem sequelas. Embora a doença tenha cura, se ela não for tratada logo no início pode ocasionar danos permanentes ao sistema nervoso.