Ufal participa da abertura do 24º Encontro Estadual do MST

A universidade foi representada pela pró-reitora de Extensão, Joelma Albuquerque

- Atualizado em
Joelma Albuquerque representou a Ufal na abertura do encontro | nothing
Joelma Albuquerque representou a Ufal na abertura do encontro

Redação Ascom

Seguindo o princípio da atual gestão de construir uma universidade socialmente referenciada, a pró-reitora Joelma Albuquerque representou a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) na mesa de abertura do 24º Encontro Estadual do Movimento Sem Terra (MST), nesta quarta-feira, 24, em Satuba.

O Encontro reúne cerca de 600 participantes de todo o Estado, organizados em 10 brigadas, que estarão reunidos até o dia 27 de fevereiro. Na mesa de Abertura estavam também representantes da CUT, PT, Incra, MLT, Fetag, PC do B, Movimento Popular em Saúde, Sinteal e Consulta Popular.

A Pró-reitoria de Extensão, Joelma Albuquerque, fez uma saudação em nome da reitora da Ufal, Valéria Correia,  e ressaltou que a Universidade, enquanto serviço público, vem sofrendo com a crise, com os cortes no orçamento  e com Projetos de Lei a exemplo do PL 77/2015, que possibilita a criação de Organizações Sociais (OS) para desenvolver pesquisas junto a empresas privadas.

Joelma Albuquerque também reforçou a disposição desta nova gestão em dialogar com as demandas sociais e com os movimentos sociais. "Queremos garantir o direito à educação superior pública e socialmente referenciada. Inclusive, convidei o movimento para compor o Conselho Comunitário da Proex a fim de construir uma política de extensão que dialogue com as necessidades da ampla maioria da população", declarou a pró-reitora.

Finalizando sua participação na abertura do Encontro Estadual, Joelma Albuquerque saudou os participantes. "Desejo um excelente evento ao maior movimento de caráter confrontacional da América Latina. Que este possa não só lutar contra o latifúndio, mas lutar contra o latifúndio do saber, do conhecimento, pois a universidade é um direito de todos", concluiu Joelma Albuquerque.