Projeto Casa de Cultura entrega certificado de espanhol para 64 alunos

Cerimônia de formatura foi muito prestigiada e contou com a presença de amigos e familiares

- Atualizado em
Jefferson de Oliveira recebeu o certificado de conclusão. Ele é apaixonado pela língua espanhola | nothing

Thâmara Gonzaga - jornalista

Após três anos de estudo, dedicação e muitas dificuldades superadas, 64 estudantes receberam nessa quinta-feira (25), o certificado de conclusão do curso em língua espanhola. Eles foram formados pelo curso de extensão Casa de Cultura no Campus, projeto coordenado pela Faculdade de Letras (Fale) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

A cerimônia foi muito prestigiada e contou com a presença de amigos e familiares dos alunos. Jefferson de Oliveira, de 20 anos, estava muito contente com a chegada do dia em que iria receber o seu certificado. Ex-aluno da Escola Estadual Onélia Campelo, localizada no bairro Santos Dumont, ele diz que é um apaixonado pela língua espanhola. “Aos nove anos de idade, teve início o meu interesse em aprender espanhol. Desde então, não parei mais, estou sempre estudando pelos livros didáticos e pelos escritos literários de Eduardo Galeano. O curso foi uma maravilha, pois me trouxe ainda mais conhecimento”, conta o jovem que planeja cursar Artes Plásticas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Elvys Blayne, um dos oradores da turma e recém-formado em geografia pela Ufal, emocionou-se ao lembrar sua trajetória e seus esforços para continuar estudando. “Venho de uma realidade marcada pela vulnerabilidade social e esse curso de espanhol me proporcionou novos horizontes”, disse.

Os estudantes fazem parte de cinco turmas distintas que concluíram o curso e se uniram para fazer uma grande formatura. No período de 2013 a 2015, eles se reuniam em dois dias da semana, conciliando a rotina de estudos da escola ou da universidade com o aprendizado de uma língua estrangeira.

As professoras Jade Neves, Wilma Araújo, Rozany Adriany e Thaís Francelino, que ministravam as aulas para os formandos, estavam satisfeitas com o resultado do trabalho. “É uma experiência gratificante, pois podemos iniciar a docência de um modo autônomo”, diz Jade Neves que já é formada pela Ufal.

Elas explicam que o projeto, além de propiciar a prática docente, enseja discussões acadêmicas relevantes. “Participamos de reuniões semanais, nas quais recebemos orientações para planejamento das aulas e damos o nosso feedback sobre o que vivemos em sala. Quem passa pelo Casa de Cultura, geralmente, transforma a experiência em artigo científico, em trabalho final de curso e apresenta em congressos da área”, ressalta Wilma Araújo. “O projeto é uma oportunidade única. Onde chegamos para apresentá-lo, as pessoas sempre o recebem com muito entusiasmo, acho que não há nada parecido em outras universidades”, completa a professora Jade.

O coordenador do Casa de Cultura no Campus, professor Sérgio Ifa, agradeceu o empenho dos estudantes e falou sobre a felicidade que o momento representava. “Começamos em 2009 com duas turmas. Hoje, temos um total de 36 bolsistas ensinando línguas estrangeiras para estudantes da Ufal e também para a comunidade externa do entorno do campus. Peço a vocês que divulguem o nosso projeto para que mais alagoanos se tornem bilíngues”, disse o coordenador. A diretora da Faculdade de Letras (Fale), Eliane da Silva, também esteve presente na cerimônia e parabenizou os estudantes da Fale que atuam como professores no projeto e os concluintes.

A pró-reitora de Graduação (Prograd), Sandra Regina Paz, participou da solenidade representando o vice-reitor José Vieira da Cruz. Em sua fala para os formandos, ela ressaltou a importância do conhecimento enquanto via de libertação e de conquista. “Parabenizo os estudantes e toda equipe da Fale pelo trabalho realizado, pois sabemos o quanto é difícil realizar extensão devido aos poucos recursos”, disse a pró-reitora ao convocar todos os presentes a ficarem em pé e saudarem os responsáveis pela realização do Casa de Cultura no Campus.

Sobre o projeto

O Casa de Cultura no Campus busca contribuir para a formação cidadã e acadêmica por meio do ensino e da aprendizagem da língua materna ou de uma língua estrangeira moderna.

Os professores do projeto são estudantes vinculados às graduações ofertadas pela Faculdade de Letras, uma vez que há o compromisso com a formação didática e teórica desses futuros profissionais. Já o público-alvo é formado por alunos das escolas públicas de comunidades próximas à Universidade, regularmente matriculados e assíduos, e também pelos discentes da Ufal.

Os proponentes do projeto defendem a apropriação do conhecimento da própria língua materna ou de uma língua estrangeira como de fundamental importância para uma participação mais ativa na sociedade cada vez mais globalizada e exigente.