Programa de Residência Multiprofissional realiza eleição para coordenação

Membros da pós-graduação podem votar nesta segunda-feira

- Atualizado em
Graça Leopardi e Margareth Cavalcante fazem parte da primeira Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (Coremu) | nothing

Wende Evangelho – estudante de Jornalismo

Nesta segunda-feira (22), a Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realizará eleição para escolher sua nova coordenação da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (Coremu). O pleito será realizado na sala de webconferência do Hospital Universitário (HU) das 8h às 17h. Podem votar os membros da Comissão, tutores, preceptores, membros administrativos e alunos.

Uma única chapa foi inscrita, composta pelas docentes Cristina Azevedo (Psicologia) e Elizabeth Soares (Enfermagem), para os cargos de coordenadora e vice, respectivamente. A Comissão Eleitoral, presidida pela professora Margareth Cavalcante, comemora a consolidação no programa de residência e a composição de uma chapa única para o biênio 2016/2018. “É uma grande vitória permanecer, enquanto Comissão, em um projeto de construção desde 2008, preparando terreno para a consolidação da Residência", disse.

A atual coordenadora, Graça Leopardi, explica que os residentes aprendem por meio da prática. “Então trabalhamos clínica médica e cirúrgica no primeiro ano. No segundo ano, nos ambulatórios do Centro de Alta Complexidade em Oncologia [Cacon] e Hospital Dia. Também temos um estágio de três meses na Unidade Básica de Saúde, para termos uma interface entre a atenção secundária e/ou terciaria e a atenção primaria”.

Graça entende que, no fim do curso, os residentes serão capazes de trabalhar em equipe, e terão condições de interferir positivamente na atenção à saúde. “Na Residência, o profissional vai ter acesso a práticas, visando melhorar o Sistema Único de Saúde [SUS]. É nesse intuito que fazemos o programa, para que o residente saiba trabalhar em equipe, e o cidadão consequentemente receberá um serviço mais efetivo", afirmou.

Sobre a Residência

Conectando áreas da saúde em um único curso de pós-graduação, nascia em 2010 a Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso da Universidade Federal de Alagoas. No programa, os profissionais formados em Farmácia, Psicologia, Nutrição, Enfermagem e Serviço Social passam a trabalhar em equipe dentro do Hospital Universitário durante dois anos, em uma rotina de doze horas diárias sob a preceptoria dos profissionais do hospital e tutoria dos professores das unidades acadêmicas.