Comunidade discutirá ações para o Espaço Cultural da Universidade

Nova direção quer incentivar as pessoas que usam o local para participar das decisões

- Atualizado em

Simoneide Araújo - jornalista colaboradora

A nova direção do Espaço Cultural Professor Salomão de Barros Lima está implantando o processo de decisão colegiada para definir a reformulação e a política de uso do local. O que se pretende é incentivar a participação dos usuários - servidores, estudantes, terceirizados e comunidade em geral -, na proposição de ações futuras. A primeira reunião será na quarta, 9, ao meio-dia, no pátio interno do Espaço.

O professor Ivanildo Piccoli assumiu a Coordenadoria de Assuntos Culturais (CAC) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), à qual está vinculado o Espaço Cultural, e vai conduzir a reunião para apresentar como está a estrutura atual, quem a compõe e quais propostas estão sendo estudadas para dar mais vida ao local. "Vamos apresentar quem somos, o que há no Espaço Cultural, apresentar novos projetos e começar a despertar nas pessoas usuárias dessa estrutura o sentimento de pertencimento, que todos fazemos parte e buscaremos definir o que for melhor para o nosso convívio e bem-estar", destacou.

Também entrarão na pauta a reforma do Espaço Cultural, um plano de uso da estrutura, um calendário artístico e a discussão para criação de grupo de trabalho. Para Piccoli, que acumula a coordenação da CAC e a direção do Espaço Cultural, a ideia inicial é abrir o diálogo, inclusive com a comunidade externa, e dar uma repaginada no prédio, colorir o ambiente, entre outros projetos.

O que é a CAC

A Coordenadoria de Assuntos Culturais (CAC) faz parte da estrutura básica da Pró-reitoria de Extensão, que articula diferentes projetos e programas artístico-culturais no âmbito da Ufal, envolvendo estudantes e servidores criativos e consumidores de bens culturais; os equipamentos pertencentes à instituição (museus, espaços culturais, orquestra, coro); e os cursos de Artes e Escola Técnica de Artes. Sua principal missão é incentivar o compartilhamento de práticas, saberes e conhecimentos nos campos da arte e da cultura, num diálogo permanente entre a atuação da sociedade e os estudos, as pesquisas e as produções artísticas desenvolvidas na instituição.

Entre as competências da CAC estão assessorar o pró-reitor de Extensão na orientação, na coordenação e na supervisão das atividades culturais da Universidade; promover e coordenar, juntamente com os setores competentes em todas as áreas da instituição, cursos, conferências, estudos, concursos, exposições, festivais, mostras, concertos e outras atividades similares relacionadas com as finalidades culturais da Ufal; propor projetos, convênios e acordos a serem celebrados na sua área de competência.