Simpósio discute desafios da pesquisa em Química no Nordeste

Evento foi promovido em parceria com o Programa de Pós-graduação da área na Ufal

- Atualizado em
Professor Euzébio Goulart e seus alunos de graduação e pós-graduação | nothing
Professor Euzébio Goulart e seus alunos de graduação e pós-graduação

Ascom Ufal

O 2º Simpósio Nordestino de Pós-graduação em Química e Biotecnologia (2º SIMPPGQB), organizado pelo Programa de Pós-graduação em Química e Biotecnologia da Ufal (PPGQB), em parceria com a Sociedade Brasileira de Química - Regional Alagoas, foi realizado de 13 a 16 de dezembro, em Maceió-AL. O

Com tema Diagnósticos, desafio e perspectivas para o fortalecimento da pesquisa em Química no Nordeste a proposta do evento foi fortalecer as atividades do PPGQB e atender a uma demanda crescente por discussões e buscas por parcerias no âmbito do desenvolvimento científico e tecnológico.

De acordo com a organização, a segunda edição do Simpósio “foi elaborada no cenário de restruturação proposto pelo Programa no intuito de estabelecer uma nova conduta, especialmente entre os futuros egressos do mesmo, atendendo a uma demanda de formação profissional que abranja o desenvolvimento técnico científico dentro do cenário de inovação cada vez mais evidente no país”.

A programação SIMPPGQB permitiu troca de experiências entre os pesquisadores na área de Química, Biotecnologia e Educação, além da divulgação e o aprimoramento do desenvolvimento científico.

Foram cinco minicursos envolvendo professores da Ufal; 12 palestras com docentes no Programa e convidados; e sete sessões coordenadas nas áreas de analítica, bioquímica, educação, físico-química, inorgânica e orgânica, totalizando 28 trabalhos apresentados na forma oral de mestrado e doutorado.

A programação também contou com uma mesa-redonda que teve como tema Estratégias de Fortalecimento da Pesquisa e Pós-Graduação em Química no Nordeste, com a participação dos professores Silvio do Desterro Cunha (Ufba), Severino Alves Jr (UFPE), Thiago Regis Longo Cesar da Paixão (USP) e Mário Roberto Meneghetti (Ufal).

O Simpósio marcou a realização da primeira edição do Prêmio Roberto Alves de Lima, que premiou um dos professores fundadores do PPGQB-Ufal, Antônio Euzébio Goulart Sant’Ana e 10 trabalhos de alunos de pós-graduação. O melhor projeto eleito ganhou a inscrição a 40ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, que será realizada em São Paulo, em julho de 2017.