Movimentos estudantis desocupam prédio da Reitoria da Ufal

Gestão ressaltou o compromisso dos estudantes com a preservação do patrimônio público

- Atualizado em
Estudantes desocuparam a Reitoria após 45 dias de manifestação | nothing
Estudantes desocuparam a Reitoria após 45 dias de manifestação

Ascom Ufal

A Gestão da Ufal recebeu, na manhã desta quarta-feira (14), as chaves do Gabinete da Reitoria, após 45 dias de ocupação pelos movimentos estudantis. Uma comissão composta por integrantes do Gabinete, pelo assessor Basile Christopoulos, pelo procurador institucional Tiago Cruz e por três engenheiros da Sinfra fizeram a entrega das chaves e o espaço de volta em perfeito estado.

O prédio da Reitoria foi ocupado por um movimento independente, de acordo com a organização, e que a intenção do coletivo era somar forças junto às outras instituições de ensino brasileiras em defesa da educação pública. Eles se manifestaram contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 55) que restringe os gastos públicos, mas que foi aprovada nesta terça-feira (13), em segundo turno, no Plenário do Senado Federal.

A Gestão da Ufal respeitou a autonomia do movimento desde o início e anunciou o retorno das atividades na Reitoria a partir de amanhã (quinta-feira, 15).  “Houve um grande compromisso dos estudantes com a preservação do patrimônio público, buscando realizar, inclusive, o reparo de objetos que já se encontravam danificados. Diante desse cenário, os gabinetes da reitora e do vice-reitor já estarão se reinstalando na Reitoria amanhã pela manhã”, disse o chefe de Gabinete, professor Fernando Medeiros.