Gestão firma acordo com sindicatos para reposição de trabalho acumulado durante a greve

Foram firmados acordos com as representações sindicais dos professores e dos técnico-administrativos

- Atualizado em
Reunião de negociação entre a gestão da Ufal e o Sintufal foto-Sintufal | nothing
Reunião de negociação entre a gestão da Ufal e o Sintufal foto-Sintufal

Lenilda Luna - jornalista

Após a finalização da greve dos técnico-administrativos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que durou de 31 de outubro a 14 de dezembro, e dos professores, que foi deflagrada em 28 de novembro e encerrada em 19 de dezembro, a reitora Valéria Correia e equipe reuniram-se com os sindicatos das duas categorias para firmar acordos de reposição das atividades.

Os acordos baseiam-se na autonomia universitária, garantida pelo artigo 207 da Constituição Federal, para promover a reposição das atividades que foram suspensas durante a greve, resguardando o interesse público e evitando o corte salarial para os servidores. “Os acordos foram construídos de forma coletiva com os representantes sindicais e foram diferenciados pelas questões específicas de cada categoria. Avaliamos as propostas trazidas pelos técnicos e pelos docentes nessa negociação”, afirmou a reitora Valéria Correia.

“A preocupação da Gestão foi atender aos interesses da sociedade e da comunidade acadêmica. Foi uma negociação que segue as regulamentações legais e preserva a autonomia universitária”, explicou. A reunião da gestão com o Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal) aconteceu na segunda-feira (26). Segundo os coordenadores gerais do Sintufal, Davi Fonseca e Evilásio Freire, o acordo corresponde às orientações aprovadas em assembleia dos técnico-administrativos. "O acordo é uma medida necessária para garantir que não haja desconto dos salários referentes ao dias parados e sim reposição do trabalho, que deve ser planejada com as chefias", afirmam os dirigentes sindicais.

A negociação com a Associação dos Docentes (Adufal) aconteceu na terça-feira (27). Os docentes vão repor atividades acadêmicas e horas de trabalho paralisadas, em regime de compensação, conforme o calendário acadêmico aprovado pelo Conselho Universitário (Consuni) em sessão extraordinária, no dia 22 de dezembro. Após o recesso de final de ano, haverá reunião da gestão com os diretores de unidades para detalhar o planejamento.