Ensino a Distância é tema do Caiite 2016

- Atualizado em

Cairo Martins – estudante de Jornalismo

A tarde desta sexta (9), foi composta por diversas atividades do Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite), que aconteceram no campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió, e seguem até este sábado (10).

Durante todo o dia as atividades aconteceram simultaneamente em diversas unidades de ensino da Ufal. Pesquisa e extensão foram foco do debate da mesa-redonda As perspectivas em Ciência, Tecnologia e Inovação para os alunos da modalidade de ensino à distância, que proporcionou aos ouvintes conhecimento mais aprofundado sobre a modalidade de Ensino a Distância (EaD) em universidades públicas e privadas.

No decorrer da discussão, Hyngrid Costa, estudante da Universidade Aberta Brasil (UAB), modalidade EaD, externou suas experiências em uma conversa com o público debatendo que não existe diferenciação entre o ensino a distância  e o ensino presencial. “O professor está lá para orientar, ele é um facilitador do ensino, independente do meio o qual ensina, seja presencial ou à distância, porque o que difere um aluno de outro é seu interesse pelo estudo e pesquisa”, disse.

Em todo o momento de sua argumentação a estudante ressaltou que é possível desenvolver projetos de pesquisa e extensão, e falou da sua experiência enquanto estudante, quando participou da seleção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e também como conseguiu estágio na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), trabalhando no laboratório de Virologia Animal da instituição, onde teve a oportunidade de aprender novas práticas dentro de sua área de pesquisa e desenvolver seus conhecimentos.

A estudante premiada em quarto lugar na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace) na USP, que também participou da atividade confirma: “O aluno, seja na modalidade presencial ou a distância possui a capacidade alcançar Ciência, Tecnologia e Inovação da mesma forma. O que vai diferenciar é o que se busca e como se busca. Porque as chances são as mesmas, e não existe diferença entre os métodos de pesquisa e aperfeiçoamento do conhecimento”, afirmou.