Congresso acadêmico ensina técnicas para falar bem em público

Atividade foi ministrada na quinta-feira (8) pelo jornalista Ricardo Alexandre de Lima, cerimonialista da Uncisal


- Atualizado em
Ricardo deu dicas para interpretar as comunicações não-verbais das pessoas | nothing
Ricardo deu dicas para interpretar as comunicações não-verbais das pessoas

Manuella Soares – jornalista

Para Ranier a dificuldade de falar em público é numa apresentação de trabalho em sala de aula. Já no caso de Tatiane, o que a faz aumentar a ansiedade são as reuniões administrativas de uma empresa. As causas não variam muito: nervosismo, timidez, medo… São pessoas com essas queixas que se inscreveram para participar do minicurso de Oratória, que esgotou as vagas no Caiite.

A atividade foi ministrada na manhã desta quinta-feira (8) pelo jornalista Ricardo Alexandre de Lima, cerimonialista da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). Ele citou algumas técnicas importantes para uma boa oratória que vão dar segurança na hora de falar em público, como ter propriedade sobre o conteúdo da mensagem que quer passar, planejar o que vai falar, conhecer o público a quem se dirigir e interagir com ele.

Além disso, Ricardo deu dicas para interpretar as comunicações não-verbais das pessoas, que podem ser feedbackspositivos para melhorar um discurso. “Um bom orador diz aquilo que o público dele quer ouvir”, enfatizou o jornalista.

A 4ª edição do Caiite, no Campus A.C. Simões tem diversas opções de minicursos e oficinas que podem ser conferidas aqui. As inscrições são feitas pelo site do evento e no caso de existência de vagas, podem ser realizadas na hora, com os monitores dos locais.