Confronto na UFMG faz reitor enviar representante para a conferência do Caiite

O pró-reitor de Pesquisa, Ado Jorio, vai falar sobre "Os desafios da pesquisa e pós-graduação no contexto atual das universidades públicas brasileiras"

- Atualizado em
Ado Jorio é pró-reitor de Pesquisa e bolsista de Produtividade do CNPq/Foto: Augusto Lacerda | nothing

Mercia Pimentel - jornalista

Em virtude do confronto envolvendo policiais e estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o reitor da instituição, professor Jaime Ramirez, comunicou há pouco que não poderá comparecer à conferência de hoje à noite no Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite). Ramirez será representado por Ado Jorio de Vasconcelos, que é pró-reitor de pesquisa da Universidade de Minas e bolsista de Produtividade do CNPq em Física e Astronomia.

A conferência será mantida no auditório da Reitoria, às 19h, com o tema "Os desafios da pesquisa e pós-graduação no contexto atual das universidades públicas brasileiras". Além de pró-reitor de Pesquisa, Ado Jorio é professor do Departamento de Física da UFMG. Trabalha com pesquisa e desenvolvimento de instrumentação científica em óptica para o estudo de nanoestruturas com aplicações em novos materiais e biomedicina.

Possui centenas de publicações em revistas do país e estrangeiras e recebeu vários prêmios, dentre eles Somiya Award da International Union of Materials Reserach Societies (2009), Scopus Brasil da Elsevier&CAPES (2009), ICTP Prize (2012), Georg Forster Research Award da Humboldt Foundation (2015) e Medalha da Inconfidência do Governo do Estado de Minas Gerais (2016).

Atualmente, Jorio é membro da Sociedade Brasileira de Física e da Academia Brasileira de Ciências. Em 2016, foi incluído na lista dos "Highly Cited Researchers" da Thomson Reuters. Já ocupou os cargos de Coordenador de Estudos Estratégicos e Informação no Inmetro (2008-2009) e, na UFMG, de Diretor da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (2010-2012).