Apresentações do Pibic/Pibid marcam atividades científicas no Caiite

26º Encontro de Iniciação Científica e 9º Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação aconteceu no Caiite

- Atualizado em
Atividades aconteceram no auditório do HU | nothing
Atividades aconteceram no auditório do HU

Danielly Bezerra – estudante de Relações Públicas

Com uma palestra sobre o conceito do Programa de Iniciação Científica e o significado da Ciência na formação dos estudantes, o pró-reitor de Pesquisa e  Pós-graduação da Ufal, Alejandro Frery, deu início ao 26º Encontro de Iniciação Científica e ao 9º Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, que aconteceu na última quarta-feira (7), no Auditório do Hospital Universitário (HU), em Maceió.

O pró-reitor destacou para os alunos participantes e concluintes do Pibic e Pibiti a responsabilidade que o estudante de graduação carrega ao compor os programas de pesquisa da Universidade. Da mesma forma, reforçou o papel de exemplo que alunos já pertencentes aos programas de pós-graduação devem sustentar diante dos estudantes da iniciação. Ao discutir o contexto da pesquisa nos dois níveis de ensino, reforçou que “números são importantes, mas a qualidade tem um peso mais forte que muitas vezes não é contado”.

Na possibilidade de um planejamento do caminho acadêmico, o Frery  ressaltou o papel da Propep como uma ponte para o estudante que inicia sua trajetória na pesquisa ou mesmo o pesquisador já pertencente à pós-graduação que deseja traçar um planejamento da sua trilha na ciência e na academia. “A pesquisa científica significa desafio e criticidade. Somos seres sociais, portanto devemos ter uma perspectiva social”, afirmou.

Já nesta quinta-feira (8), dando continuidade à programação do Caiite, a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) organizou a mesa-redonda intitulada Pibid, Pet, Monitoria e Pet-Saúde: contribuições aos cursos de Graduação da Ufal. Mediada pela professora Suzana Barrios, a atividade iniciou às 8h no prédio do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS).

Para compor a mesa, foram convidados a professora Lúcia Santos (Faculdade de Letras/Ufal), que comentou sobre o contexto e os desafios do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), e o professor Jefferson Bernardes (Instituto de Psicologia/Ufal), que comentou sobre o quadro histórico e atual do Programa de Educação Tutorial (PET). Estiveram à mesa, ainda, Roberta Ferreira (ICBS/Ufal) comentando a regulamentação e a importância da monitoria para a formação dos alunos de graduação. A atividade foi encerrada com a fala coordenadora Emilene Donato sobre os impactos do programa PET Saúde Graduasus Ufal na pesquisa da graduação da Universidade.