Ufal participa de evento nacional de Capoeira Angola Palmares

Diretora do Neab fará uma palestra sobre notório saber para um Mestre da cultura popular

22/11/2016 15h51 - Atualizado em 24/11/2016 às 14h16
Fundador do grupo será homenageado durante evento

Manuella Soares - jornalista

A Universidade Federal de Alagoas, por meio do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab) vai participar do 10º Encontro Nacional de Capoeira Angola Palmares, que será realizado na próxima quinta-feira (24). O evento é promovido pela Associação Brasileira e Cultural de Capoeira Angola Palmares (ABCCAP-AL), na Faculdade de Administração e Negócio (FAN), no bairro do Jaraguá, a partir das 18h30.

A diretora do Neab, Lígia dos Santos Ferreira, foi convidada para ministrar a palestra intitulada A importância do notório saber para um Mestre da cultura popular – capoeira – no contexto da formação educacional. "O Neab celebra o reconhecimento do título Notório Saber, concedido pela UFSC, ao senhor Norival Moreira de Oliveira, Mestre Nô, por entender que os diálogos entre os saberes tradicionais e acadêmico-científicos possibilita multiplicidade da riqueza cultural e étinico-racial de nosso país", afirmou.

O vice-reitor da Ufal, José Vieira, estará na mesa de abertura do Encontro e os técnicos do Neab Kátia e Ubirajara também participarão do evento. Durante a programação haverá uma homenagem à Norival Moreira de Oliveira, o Mestre Nô, fundador do grupo de capoeira e difusor da proposta no Brasil. Ele recebeu o título de Notório Saber pela Universidade Federal de Santa Catarina, em março deste ano.

"É um momento ímpar para troca de conhecimentos, discussões sobre os rumos da Capoeira, as particularidades de cada Estado, entre outros. Outra atividade importante é o Batismo de novos capoeiristas e a troca de graduações no dia 26 de novembro", lembrou o Mestre Marco Baiano, organizador do evento.

Programação:

Dia 24/11 - Abertura

Homenagem ao Mestre Nô. Notório Saber

Local: Faculdade de Negócios - FAN Jaraguá.

Dia: 25/11 - Oficinas de Capoeira

Horários: 09h às 11h; 14h às 17h e 19h às 21h

Dia 26/11 - Batismo

Local: Faculdade de Negócios - FAN