Livro de professor da Ufal conquista primeiro lugar no Prêmio Jabuti 2016

Obra de Cleyton Andrade foi a vencedora na categoria Psicologia, Psicanálise e Comportamento do mais importante prêmio do livro no Brasil

- Atualizado em
 | nothing

Ascom Ufal

O livro Lacan chinês: poesia, ideograma e caligrafia chinesa de uma psicanálise, de autoria do professor e psicanalista Cleyton Andrade, do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas, foi o vencedor do Prêmio Jabuti 2016. A obra conquistou a primeira colocação na categoria Psicologia, Psicanálise e Comportamento do mais importante prêmio concedido a publicações no Brasil.

Editado pela Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), em 2015, por meio do edital da Bienal de Alagoas, o livro foi escolhido pelo atual conselho editorial da editora para concorrer à 58ª edição da maior premiação da literatura brasileira.

A obra resultou da tese de doutorado do docente e também recebeu o Prêmio UFMG de Teses. "É meu primeiro livro e fico feliz por dar uma contribuição para a divulgação do trabalho do Instituto de Psicologia da Ufal e da Edufal”, ressalta o autor. “Este livro foi escrito por muitas mãos, vozes e pensamentos. Ideogramaticamente composto por poesias pensantes que se engavetavam entre si”, destaca.

Membro e cofundador do Laboratório de Pesquisa em Psicanálise da Ufal, Clayton Andrade é graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, possui mestrado e doutorado em Estudos Psicanalíticos pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Em resenha sobre o livro do professor da Universidade, Christian Ingo Lenz Dunker, psicanalista e professor Catedrático da Universidade de São Paulo (USP), que recebeu o Prêmio Jabuti de melhor livro em Psicologia e Psicanálise em 2012, afirma que "o livro de Cleyton Andrade é trabalho essencial para entender a influência da língua chinesa sobre a psicanálise e a cultura ocidental do século 20".

O livro está esgotado na Edufal, mas o diretor Osvaldo Maciel informa que a segunda edição sairá este mês de novembro, ao preço de R$ 30, e pode ser adquirido na sede e extensões da Editora Universitária, em Maceió e no Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia; e por meio do site Edufal.