Estudante de Engenharia Civil é premiado em evento internacional na área de métodos computacionais

Pedro Silveira conquistou o primeiro lugar do prêmio Agustin Ferrante

- Atualizado em
Momento da premiação durante o jantar de confraternização do CILAMCE 2016 | nothing
Momento da premiação durante o jantar de confraternização do CILAMCE 2016

Ascom Ufal

O estudante de Engenharia Civil da Ufal, Pedro Henrique Rios Silveira, conquistou o primeiro lugar do prêmio Agustin Ferrante, concedido durante o 37º Congresso Ibero-Latino-Americano de Métodos Computacionais em Engenharia (Cilamce 2016) aos alunos de graduação que apresentem “excepcional potencial para realizações acadêmicas”. O evento é promovido anualmente pela Associação Brasileira de Métodos Computacionais em Engenharia (ABMEC).

Pedro Silveira apresentou o trabalho “Desenvolvimento de uma metodologia para a análise estática bidimensional acoplada das porções submersas e enterradas de linhas de ancoragem”, sob a orientação e coautoria do professor Eduardo Nobre Lages. O estudo é resultado do projeto de pesquisa desenvolvido no Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV), do Centro de Tecnologia (Ctec) da Ufal, em parceria com o Cenpes/Petrobras e as instituições brasileiras Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro e Universidade de São Paulo (USP).

“É comum na análise de linha de ancoragem de sistemas estruturais offshore que as porções submersa, que vai da unidade flutuante até a superfície do leito marinho, e enterrada, que vai da superfície do leito marinho até a âncora, sejam analisadas separadamente. Desenvolvi um algoritmo computacional para que essas duas porções possam ser analisadas simultaneamente, de forma acoplada, gerando resultados mais precisos”, afirma o estudante ao explicar sobre o trabalho premiado.

É a segunda vez que Pedro Silveira tem pesquisa premiada neste evento. Na edição de 2014 do Cilamce, realizado na cidade de Fortaleza, Ceará, ele ficou em segundo lugar com o trabalho “Experimentando o método das diferenças finitas na análise termomecânica de sistemas de barras não prismáticas e heterogêneas solicitadas axialmente”, estudo também sob orientação e coautoria do docente Eduardo Nobre Lages.

“É uma honra imensa ter sido premiado duas vezes em uma competição de tamanha importância. Os trabalhos apresentados são muito bons e ser reconhecido como um dos melhores é extremamente recompensador. Em 2014, fui o segundo colocado com o primeiro trabalho que desenvolvi no Laboratório de Computação Científica e Visualização e, agora em 2016, fechei a graduação com o primeiro lugar”, comemora. Sobre o significado da premiação para sua carreira profissional e pessoal, Pedro pensa no futuro. “Tenho muita vontade de seguir carreira como pesquisador e os prêmios, além de um excelente incentivo para continuar desenvolvendo ciência, irão contar bastante para o meu currículo quando eu tentar seleções de mestrado e doutorado ”, destaca.

No Cilamce 2016, dos 10 trabalhos selecionados para concorrer ao prêmio, quatro foram de discentes dos cursos de graduação em Engenharia Civil da Ufal, sendo um de Maceió e três de Delmiro Gouveia. O Prêmio Agustin Ferrante foi criado com o objetivo de motivar a participação de jovens pesquisadores, em nível de graduação, ligados à área de métodos computacionais em engenharia.

A edição deste ano foi realizada no período de 6 a 9 de novembro e organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais (PGINTEGR) da Universidade de Brasília (UnB).