Músicas de Villa-Lobos vão compor oficina de dança em Jornada Pedagógica da Ufal

Uma orquestra filarmônica vai acompanhar os participantes em cantigas da infância

- Atualizado em

Simoneide Araújo – jornalista colaboradora

Mais um desafio da 7ª Jornada Pedagógica para Músicos de Banda, que acontecerá de 17 a 19 de novembro, em Marechal Deodoro: unir dança, cantigas folclóricas e uma banda filarmônica. Pois assim será a oficina Cirandeando: danças e cantigas da infância, ministrada pela professora Noemi Loureiro. No repertório, claro que não poderia faltar Heitor Villa-Lobos, com toda a riqueza do folclore brasileiro.

Estão sendo ofertadas 35 vagas para jovens e adultos, independente de experiência com dança, e as inscrições podem ser feitas pelo site do evento. A oficina vai acontecer no Instituto Federal de Marechal Deodoro, pela manhã. A proposta, de acordo com Noemi, é promover atividade que se utiliza do mundo lúdico, por meio de cantigas e do universo infantil. “Escolhemos cantigas que todo mundo conhece, que fazem parte do imaginário popular. Vamos fazer um resgate do lúdico e da cultura das tradições, vinculado à ação corporal”, explicou a professora.

Noemi escolheu o repertório com músicas de Villa-Lobos porque ele também pensou no resgate de cantigas folclóricas. “Meu olhar é trazer esse lugar do folclore e do popular, que vai estar vinculada, a priori, a uma prática na escola, que é o objetivo de minha pesquisa, como trazer de volta para esse ambiente escolar as brincadeiras da infância, de uma maneira lúdica e atrativa para crianças e adolescentes. E isso também se aplica no EJA (Educação de Jovens e Adultos), foco do meu projeto de pesquisa, que trabalha com adultos as cantigas da infância”, completou.

A professora confirma que a oficina será o momento de aplicação, por isso, não é aberta para crianças. “Trabalhamos as cantigas para resgatar no adulto os momentos lúdicos vivenciados na infância. Vamos trabalhar essas questões lúdicas associadas ao copro e ao movimento, fazendo esse resgate do dançar, do brincar, visando à formação do ser e à melhoria do aprendizado”, justificou.

Durante a oficina, a turma será acompanhada por uma filarmônica, ao vivo. Serão dez canções, com arranjos criados para essa atividade. “Não será uma ação de improvisação. Corporalmente essas canções vão ter uma relação. Estamos construindo juntos o repertório com os arranjos para alinhar com as proposições corporais. Será um momento muito rico que vamos compartilhar”, disse.

A Jornada

A 7ª Jornada Pedagógica para Músicos de Banda será um grande encontro com palestras, concertos, recitais, retretas de bandas, oficinas e mesas-redondas com a presença de músicos de banda, professores, artistas e comunidade em geral.

A Jornada é um projeto de extensão da Universidade Federal de Alagoas, implantado desde 2009, e, segundo o professor Marcos Moreira, coordenador do evento, está sendo considerada o maior evento educativo voltado para bandas de música no Brasil. Mais de 300 pessoas inscritas - 267 pelo site e 40 pela Yamaha Sopro Novo.

Leia também: Ufal promove um dos maiores eventos de filarmônicas do Nordeste

Simoneide Araújo – jornalista colaboradora

Mais um desafio da 7ª Jornada Pedagógica para Músicos de Banda, que acontecerá de 17 a 19 de novembro, em Marechal Deodoro: Unir dança, cantigas folclóricas e uma banda filarmônica. Pois é, assim será a oficina Cirandeando: danças e cantigas da infância,ministrada pela professora Noemi Loureiro. No repertório, claro que não poderia faltar Heitor Villa-Loboscom toda a riqueza do folclore brasileiro.

Estão sendo ofertadas 35 vagas para jovens e adultos, independente de terem experiência com dança ou não, e as inscrições podem ser feitas pelo site do evento. A oficina vai acontecer no Instituto Federal de Marechal Deodoro, pela manhã. A proposta, de acordo com Noemi, é promover atividade que se utiliza do mundo lúdico, por meio de cantigas e do universo infantil. “Escolhemos cantigas que todo mundo conhece, que fazem parte do imaginário popular. Vamos fazer um resgate do lúdico e da cultura das tradições, vinculado à ação corporal”, explicou a professora.

Noemi escolheu o repertório com músicas de Villa-Lobos porque ele também pensou no resgate de cantigas folclóricas. “Meu olhar étrazer esse lugar do folclore e do popular, que vai estar vinculada, a priori, a uma prática na escola, que é o objetivo de minha pesquisa,como trazer de volta para esse ambiente escolar as brincadeiras da infância, de uma maneira lúdica e atrativa para crianças e adolescentes. E isso também se aplica no EJA (Educação de Jovens e Adultos)foco do meu projeto de pesquisaque trabalha com adultos as cantigas da infância”, completou.

A Jornada

As inscrições para participar da 7ª Jornada Pedagógica para Músicos de Banda podem ser feitas até 31 de outubro, pelo site do evento.Ainda há vagas para as oficinas de instrumentos musicais. Será um grande encontro com palestras, concertos, recitais, retretas de bandas, oficinas e mesas-redondas com a presença de músicos de banda, professores, artistas e comunidade em geral.

Leia também: Ufal promove um dos maiores eventos de filarmônicas do Nordeste