Gestão inaugura Laboratório de Ressonância Magnética Nuclear

Novo prédio do IQB era muito aguardado pela comunidade científica da Universidade

- Atualizado em
Equipe da gestão inaugura o  Laboratório de Ressonância Magnética Nuclear | nothing
Equipe da gestão inaugura o Laboratório de Ressonância Magnética Nuclear

Lenilda Luna - jornalista

O Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) recebeu, na manhã da última quinta-feira (14), o Laboratório de Ressonância Magnética Nuclear, um novo prédio para instalar os equipamentos de pesquisa na área, espaço muito aguardado por toda a comunidade científica da Universidade Federal de Alagoas. A solenidade de entrega foi conduzida pelo reitor Eurico Lôbo e parte de sua equipe da gestão.

"Esse Laboratório é um marco para a pesquisa científica na Ufal. O investimento da gestão nesse prédio demonstra a importância dada às pesquisas de maior relevância na atualidade e nos coloca no mesmo patamar de grupos de pesquisa nacionais e internacionais", comemorou Simoni Meneghetti, pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação.

A superintendente de infraestrutura, Nélia Callado, destacou o esforço de toda a equipe de manter a agenda de obras, apesar do contingenciamento de verbas destinadas às universidades. "Esse prédio custou em torno de 700 mil reais, dos recursos próprios da Ufal. Ele fez parte de uma licitação de orçamento próprio, uma licitação de 6,5 milhões para a construção de cinco edificações", explicou a superintendente.

Solenidade teve homenagens

A cerimônia de inauguração foi marcada por homenagens, como a que foi feita ao professor Edson Bento, do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB), pesquisador na linha de Espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear e responsável pela elaboração do projeto do laboratório. "Em reconhecimento ao esforço do professor, estamos pensando em apelidar esse prédio de Bentinho", brincou a professora Francine Santos, diretora do IQB.

O reitor Eurico Lôbo também foi homenageado durante a inauguração e recebeu uma placa das mãos do professor Bento. "Fico feliz de entregar esse prédio antes de concluir minha gestão. Construí minha carreira acadêmica nesse Instituto e agora estamos inaugurando um laboratório multidisciplinar que vai atender não só ao IQB, mas também aos grupos de Farmácia, Física e outras unidades acadêmicas", ressaltou o reitor.