Comissão de transição realiza diagnóstico no Hospital Universitário

Equipe de transição do HU é coordenada pela professora e pesquisadora Fátima Siliansky

- Atualizado em
Fátima Siliansky, médica indicada pela nova reitora para assumir a direção do hospital | nothing

Lenilda Luna - jornalista

A transição de gestão da professora Valéria Correia, que toma posse dia 21 como reitora da Ufal, conta com um reforço de peso na equipe do Hospital Universitário: trata-se da professora e pesquisadora Fátima Siliansky. Ela é do Rio de Janeiro, médica formada pelo UFRJ e tem uma larga experiência, tanto administrativa como em produção científica, na área de Saúde Coletiva.

Fátima Siliansky está, desde o início de janeiro, em Alagoas, acompanhando as reuniões da equipe de transição e participando do planejamento de ações para os primeiros 120 dias de gestão. "Conheço a professora Valéria há cerca de 6 anos, quando começamos a atuar na Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde. Fiquei surpresa com o convite para colaborar na transição e aceitei esse desafio com entusiasmo", ressaltou ela.

Na primeira etapa de trabalho no HU, que atualmente é gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), está sendo realizado um diagnóstico, baseado em informações de todos os segmentos que atuam no hospital e levantamento dos dados públicos sobre a instituição. "Também estamos aguardando algumas informações específicas que foram solicitadas ao atual superintendente do HU, Paulo Teixeira. Acreditamos que não haverá demora, já que esses dados são informatizados", ponderou Fátima Siliansky.

A prioridade da equipe de transição é reaproximar o hospital da comunidade acadêmica, reativar os conselhos consultivos previstos no estatuto da Ebserh e fortalecer o atendimento à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS). "A professora Valéria recebeu 80% dos votos da comunidade universitária do HU. Existe uma grande expectativa de mudanças e as pessoas querem ter uma maior participação nas decisões. Estamos trabalhando para corresponder a isso", destacou a médica.

Além de coordenar a equipe de transição do HU, Fátima Siliansky é o nome cotado para assumir como superintendente, por indicação de Valéria Correia, e deve ser apresentada formalmente assim que houver a posse da nova reitora. Com mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, tendo experiência como consultora em Saúde Pública e gerenciamento hospitalar, Fátima cumpre os requisitos para o cargo.

Pela resolução da Ebserh, o superintendente é indicado pelo reitor da Universidade ao presidente da Ebserh. Fátima Siliansky, que atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro e dá aulas na graduação e pós-graduação, já confirmou a disponibilidade para assumir a missão em Alagoas. "Vamos aguardar as decisões sobre o meu nome", garantiu Siliansky.