Ufal sediou o 1º Fórum de Educação Bilíngue na perspectiva gesto visual

Encontrou reuniu comunidade surda e profissionais de várias localidades de Alagoas

02/12/2015 20h56
Grupo participante do evento

Grupo participante do evento

David Cardoso - estudante de Jornalismo 

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) sediou o 1º Fórum de Educação Bilíngue na perspectiva gesto visual, que aconteceu no auditório da Reitoria, no Campus A. C. Simões, na última sexta-feira, 27. O encontro teve início durante a manhã, com uma palestra de abertura focada no bilinguismo para surdos. A programação continuou pela tarde no bloco de Educação Física, onde foram formados grupos de discussão, com temáticas diferenciadas, do ponto de vista da educação bilíngue. 

O primeiro grupo discutiu sobre os conceitos e a escola bilíngue; o segundo grupo debateu sobre a escola bilíngue ideal, a escola que todos querem ter; já o terceiro grupo tratou das estratégias pedagógicas que estão e as que devem ser utilizadas na educação bilíngue.  

A importância do Fórum foi evidenciada pela quantidade de pessoas que compareceram ao encontro. "Trazer a comunidade surda e profissionais que trabalham com a educação bilíngue para um debate como esse é uma grande satisfação. Muitas pessoas compareceram, vindas de várias localidades de Alagoas", destacou o Professor Nágib Mendes. 

A proposta de educação bilíngue para surdos vem sendo discutida no ambiente educacional. "O estudante deve ter como prioridade a língua de sinais, aprendida de forma natural, e uma segunda língua, neste caso, a língua portuguesa, construída e aprendida por meio da língua de sinais", salientou a Professora Viviane Sarmento. 

Satisfeitos com os resultados desse primeiro encontro, os organizadores garantem a realização de outras edições para que o tema continue a ser amplamente discutido. A Professora e também Coordenadora do Núcleo de Estudos em Educação e Diversidade (NEEDI), Neiza Fumes, lembrou da dificuldade enfrentada no processo de educação. "O tema ainda sofre com a barreira que lhe é imposta na sociedade, mas, encontros como o que aconteceu hoje, contribuem para a inclusão dos modelos de educação bilíngue que queremos ter", completou.