Simpósio de pós-graduação em Química e Biotecnologia debate estratégias para fortalecer a pesquisa

Integração entre pesquisadores e divulgação das pesquisas foram caminhos debatidos no evento

- Atualizado em
Simpósio debateu estratégias para fortalecer a pesquisa em tempos de crise

Lenilda Luna - jornalista

Em tempos de crise e contingenciamento de verbas, a pesquisa não pode parar. Esse foi o mote do 1º Simpósio Nordestino de Pós-graduação em Química e Biotecnologia, realizado no auditório do antigo Csau, de 7 a 10 de dezembro. O evento foi coordenado pelas professoras Daniela Anunciação, Isis Martins, Janaína Bortoluzzi e Ana Catarina Leite, do Programa de Pós-graduação de Química e Biotecnologia da Ufal, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Química (SBQ Regional Alagoas).

O primeiro dia de Simpósio contou com a palestra feita pelo professor Didier Dubreuil, da Universidade de Nantes (França). Durante a programação, professores da UnB, UFMG, UFBA, UFS e UFPE colaboraram com os debates. Agências de fomento como Fapeal e Capes, e representantes do mercado também foram convidados a participar das discussões. "No cenário nacional em que nos encontramos, precisamos definir estratégias conjuntas. Não podemos perder o foco de que a qualidade da nossa pesquisa beneficia toda a sociedade", ressalta Daniela Anunciação, uma das organizadoras do Simpósio.

Daniela Anunciação é baiana, doutora em Química Analítica, e está na Ufal há dois anos. Segundo ela, é preciso superar o isolamento dos pesquisadores e fortalecer a integração e a troca de ideias. "Essa postura colaborativa fortalece o curso e dá mais visibilidade às pesquisas realizadas na instituição. Organizamos este Simpósio para que nossos alunos de graduação e pós-graduação se conhecessem mais. É preciso sair da sala de aula e do laboratório e enfrentar o público. Para divulgar a pesquisa realizada na Ufal é preciso participar de eventos científicos e fazer apresentações", destaca a professora.

Para estimular esse intercâmbio, foram realizadas palestras de jovens pesquisadores do IQB e do campus Arapiraca. Mais de trinta alunos de mestrado e doutorado tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos na forma oral. Os melhores trabalhos serão premiados com inscrição na 39ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química em Goiânia. "Essa aproximação dos estudantes de graduação com a pós-graduação é importante para criar uma identidade do curso. Precisamos sentir esse espírito de grupo, para defender o que é nosso", concluiu Daniela Anunciação.